segunda-feira, 28 de abril de 2014

Kiko, Kika e Kiquinho

O Kiko e a Kika, são os sapinhos que acompanham as crianças da sala mista verde durante o fim-de-semana e com eles vivem muitas aventuras.
Agora com o Kikinho, o filhote do Kiko e da Kika feito em crochê, uma arte artesanal, muito antiga. Este novo membro foi feito por uma avó e veio animar ainda mais os fins-de-semana.


Esta família de sapinhos tem vivido experiências únicas na companhia dos nossos pequenos grandes artistas e respetivas famílias. As atividades realizadas são muito variadas, e vão desde a culinária, e que bolachinhas e bolos deliciosos vamos provando, a teatro de fantoches, roupas novas, pinturas em madeira, desenhos, aulas de karaté, aulas de ballet.



A todos queremos mais uma vez agradecer por nos ajudarem a proporcionar estes momentos de partilha. E vamos, com certeza, viver aventuras fantásticas com as famílias que ainda não visitámos!
Até breve!


Beijinhos do fantástico grupo de crianças da sala mista verde!

Sempre em frente

Hoje tivemos um percurso para fazer,
Andamos de gatas em cima do banco sueco
Depois fizemos uma cambalhota no colchão
Passamos por vários obstáculos e fizemos equilíbrio em cima de uma corda
Para o final giramos um arco á cintura e brincamos com os nossos colegas. 

quinta-feira, 24 de abril de 2014

A Arte da Fotografia

A fotografia também é uma ARTE!

“Fotografia é uma palavra que deriva do grego “fós” (luz), e “grafis” ("pincel") que significa "desenhar com luz e contraste", por definição é essencialmente a técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa, fixando-as numa superfície sensível.”
“Fotografar é escrever com luz!”

Na nossa sala realizámos uma sessão de fotografia com os nossos meninos com a fotógrafa J.A., não foi fácil mas os resultados foram espetaculares.
Aqui fica um cheirinho desse dia, futuramente iremos apresentar essas fotografias aos encarregados de educação. Ficaram lindíssimas!!



Uma vez que não podemos publicar as fotografias das crianças no blog, aqui fica a equipa dos adultos da sala dos bebés 1.


quarta-feira, 23 de abril de 2014

A primavera de Malevick




Pintura e colagem de formas geométricas associadas às flores da primavera.







Arte na cozinha

A Mafalda a mãe do Xavier veio a nossa sala com uma massa muito colorida e deliciosa, mostrar que a arte também está presente na comida. Deu a cada um de nós, bolinhas de massas de várias cores que mais parecia plasticina, mas com uma vantagem bastante deliciosa, é que se podia comer…

Trouxe também forminhas de vários tamanhos e feitios e com todos estes materiais foi só dar largas a nossa imaginação, escusado será dizer que no final as nossas bolachinhas ficaram pequeninas porque a massa foi desaparecendo a olhos vistos…





Arte com Pais!

Durante a semana que passou os Pais do Rodrigo Antunes e a mãe da Matilde Machado vieram à sala fazer uma atividade.
Na terça feira tivemos uma sessão de cinema,


com direito a pipocas. 




Na quinta feira a mãe da Matilde Machado veio à sala contar duas histórias, uma delas era do dragão que comia laranjas.


 E, cada um de nós recebeu uma laranja. Aproveitámos e comemo-las ao almoço.




Obrigada pais por nos proporcionarem momentos tão divertidos e deliciosos!

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Passeios com arte

A nossa última visita foi muito divertida. Depois de falarmos, mais uma vez, dos diversos tipos de arte a conversa foi parar ao cinema, e foi desta forma que recebemos a noticia de que iriamos todos ao cinema, recebemos muito bem a novidade e muitos dos que nunca tinham ido ficaram muito curiosos…
Chegado o dia foi uma grande euforia e lá fomos todos expectantes. No final o balanço foi muito positivo e todos achámos o mesmo, o cinema para além de arte é muito divertido! Adorámos as aventuras do Mr. Peabody e do Sherman.


Famílias na escola
A arte das famílias continua a surpreender-nos, e a proporcionar-nos momentos muito divertidos.
Tivemos a visita da família da Kelly que nos proporcionou a realização de pizas, onde cada menino fez a sua piza com os ingredientes que mais gostava e que depois de cozerem no nosso forno a lenha, foram saboreadas ao almoço, estavam deliciosas…


Também a família do Tomás trouxe-nos uma técnica de pintura diferente, nos tabuleiros que transportam a carne do supermercado fizemos um “desenho” com “buraquinhos” feitos com a ponta de um lápis, depois pintámos, e no final aplicámos gotas de tinta que soprámos. Resultou numa bonita pintura abstrata.

Por fim veio a família do João X. com uma apresentação musical dos conhecidos xutos e potapés, pintura de ovos da páscoa e caça aos ovos de chocolate. Foi tão divertido procurar os ovos como come-los no final…

Uma Páscoa feliz


Aproveitamos para desejar a todos uma Páscoa muito feliz

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Uma Páscoa…

… cheia de docinhos e muitos mimos!
A equipa da sala deseja a todos uma Páscoa cheia de alegria e conquistas. 

Uma grande aventura!
A nossa “Caixa com Arte” anda de casa em casa! E o nosso Alinhavo (personagem principal desta história) vai andando de aventura em aventura com a ajuda dos nossos meninos e das suas famílias.
Agradecemos a todos os que já participaram nesta aventura fantástica. Obrigada!



terça-feira, 15 de abril de 2014

Participação dos pais (I)

Os pais dos meninos da nossa sala já nos proporcionaram momentos muito divertidos e apresentaram propostas diversificadas:
Os pais da Irina vieram fazer uma actividade de expressão plástica: decoração das bolas de Natal que serviram para enfeitar a nossa árvore.

A mãe da Mafalda também fez uma atividade de expressão plástica e preparou duas coreografias para dançarmos…

A mãe da Carolina veio mostrar a sua arte (cabeleireira) e passou a manhã a fazer penteados giros. Como estávamos muito bonitos, não fizemos a sesta, para não os estragarmos.

O pai da Marta Martins veio à escola falar da sua profissão: GNR
Vimos um PowerPoint, um filme e ainda tivemos oportunidade de entrar dentro de um carro da brigada de trânsito, falámos ao "micro" e tocámos a sirene.
Aprendemos muitas coisas tal como a importância do uso do cinto de segurança, não falar ao telemóvel enquanto se conduz...
Certamente que agora os filhotes estarão mais atentos aos cuidados de segurança e não vão perdoar uma chamada de atenção aos pais que não cumprirem...

Esta foi a participação da mãe da Leonor Carmo: "descobrir a arte" através da música.
Ela trouxe-nos algumas faixas de música clássica: escutámos em silêncio e com muita atenção - "vivemos" a música através dos nossos sentimentos...


segunda-feira, 14 de abril de 2014

Vamos passear…

A primavera teima em não chegar…mas num destes dias de sol aproveitámos para ir passear à rua, agora já somos mais crescidos e já andámos todos sozinhos…mas mesmo assim ainda é um pouco difícil…de vez em quando lá vai um para cada lado…um pára e fica a olhar…outros já se aventuram a dar uma corridinha…mas lá vamos conseguindo dar a mão a um amigo e fazer um “comboio”.

Fomos ver os animais da nossa “Quinta” e tivemos uma grande surpresa…tinha nascido um pintainho!


 
Também fomos ver o painel de azulejos pintados por todos os meninos da nossa “Quinta”…uma verdadeira obra de arte! Está lindíssimo! Aqui fica o resultado da 1ª ação comum a todas as salas da instituição integrado no projeto anual “Descobrir pela arte” deste ano letivo.

Associação Olhar Activo de Sintra

No dia 11 de abril a Associação Olhar Activo de Sintra, que se trata de uma Instituição que pretende apoiar a população portadora de Deficiência Visual do Concelho de Sintra, esteve na nossa Quinta e realizou algumas atividades com as crianças do ATL.

Ora vejam:
Começámos por ouvir a história do braille

 
Conhecemos alguns materiais destinados a pessoas invisuais


Aprendemos como podemos ajudar as pessoas com este tipo de deficiência

Vivenciámos algumas dificuldades sentida por esta população

Por fim, aprendemos algumas regras perante um cão-guia.

À ASSOCIAÇÃO OLHAR ACTIVO DE SINTRA UM MUITO OBRIGADO!