quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Brincar com a Matemática…

“As crianças vão espontaneamente construindo noções matemáticas a partir das vivências do dia-a-dia. O papel da matemática na estruturação do pensamento, as suas funções na vida corrente e a sua importância para aprendizagens futuras, determina a atenção que lhe deve ser dada na Educação Pré-escolar…”.
In Orientações Curriculares para a Educação Pré Escolar.p.73
…com as folhas do Outono…
Com o que apanhámos do nosso passeio de Outono pela “Quinta” trabalhámos várias noções de matemática: separar/classificar, seriar/ordenar, formar conjuntos segundo o tamanho, cor ou forma, contar e noção de número, foram algumas das atividades realizadas.


 
…a fazer a Salada e Sumo de Fruta…
No dia da Alimentação (dia 16 outubro) também “brincámos” com a matemática ao classificar as frutas, contar, formar conjuntos, noção de cheio/vazio, muito/pouco/nenhum, correspondência (a cada menino uma fruta), …também desenvolvemos a motricidade fina a descascar bananas, tangerinas, romãs…a espremer a tangerinas para fazer o sumo…lavar a fruta…etc.


Também realizámos várias atividades plásticas na elaboração do nosso placar do Outono: pintura com bolotas, pintura de folhas, colagem…ora aqui está!

1 comentário:

  1. Bom dia!
    A Inês ontem fez um relatório completo. Disse-me que tinha descascado aquilo que descascava em casa ("gomãs"), que tinha feito salada de frutas e lavado as mãos.
    É delicioso sentir a felicidade dela a contar o dia-a-dia!
    Obrigada!!
    Beijinhos

    Andreia Lourenço

    ResponderEliminar