quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Garatuja

“Os primeiros anos de vida são, provavelmente, os mais decisivos no desenvolvimento da criança. Durante esse período inicial, ela começa a estabelecer padrões de aprendizagem, atitudes e um sentido de si mesma como ser, tudo o que irá ter reflexos em sua vida inteira. A arte pode contribuir imensamente para esse desenvolvimento, pois é na interação entre a criança e seu meio que se inicia a aprendizagem. Embora pensemos, geralmente, que a arte começa com o primeiro rabisco que a criança faz, num pedaço de papel, na realidade, principia muito mais cedo, quando os sentidos estabelecem o primeiro contato com o ambiente, e a criança reage a essas experiências sensoriais. Tocar, cheirar, ver, manipular, saborear, escutar, enfim, qualquer método de perceber o meio e reagir contra ele é, de fato, a base essencial para a produção de formas artísticas, quer se trate de nível infantil ou de artista profissional. Embora a criança se exprima vocalmente muito cedo, seu primeiro registro permanente assume, com frequência, a forma de garatuja, por volta dos dezoito meses de idade. Esse primeiro rabisco é um importante passo no seu desenvolvimento, pois é o início da expressão que a conduzirá não só ao desenho e à pintura, mas também à palavra escrita.”

Esta semana os nossos pequenitos experimentaram pela primeira vez um novo material, os lápis de cera com os quais rabiscaram um pedaço de papel. Foram as suas primeiras garatujas.





2 comentários:

  1. Que amores! Sempre a explorarem e a aprenderem novas brincadeiras e sensações!

    ResponderEliminar
  2. Garatuja, uma nova descoberta! Obrigada por proporcionarem esta (e tantas outras!) experiências ao nosso filhote. Bem hajam!

    ResponderEliminar