quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Hoje sinto-me…


As emoções vão tendo connosco, a pouco e pouco: tudo o que fazemos ou vivenciamos implica que elas estejam sempre presentes no nosso sentir.
Começámos por descobrir, com a ajuda de uma almofada mágica e de livros, quais as emoções que existem – feliz, triste, zangado e assustado: são emoções que estão sempre presentes no nosso dia-a-dia e que são muito importantes para gerir o que vai no nosso interior.
Decidimos começar com a emoção “feliz”.




Após termos lido a história, refletimos sobre o que é isto de ser feliz. O que é que a felicidade fazia sentir? Alguns meninos responderam que brincar com a mãe e com o pai era aquilo que os fazia mais felizes, outros falaram sobre a brincadeira com os amigos e outros referiram que apanhar flores para a mãe os fazia sentir-se muito felizes.
Posto isto, registámos em desenho, através de pintura e colagem, o que é uma face feliz e, seguidamente, cada um referiu o que o fazia sentir feliz.

Esta abordagem para as emoções é muito importante para o desenvolvimento da criança, porque os desperta para as relações interpessoais que vão fazer ao longo da vida. Pessoas emocionalmente inteligentes conhecem-se a si e às suas emoções, sendo assim capazes de estabelecer uma relação com o outro.
O Principezinho
E porque falamos de emoções, o Principezinho é uma história rica em sentimentos e reflexões interiores.

Este é um projeto que irá decorrer ao longo de algumas semanas, iremos ler a história, diariamente, por capítulos – tal como os adultos fazem. E iremos explorar o que o principezinho tem para nos dar.
Não pensem que é um projeto fácil, mas o grupo está a absorver cada reflexão que fazemos após a leitura da história. E ao contrário daquilo que eu podia pensar, o feedback é muito positivo: podemos achar que são crianças muito pequeninas, mas estão a conseguir assimilar muitas das coisas que o principezinho quer transmitir.
Após termos lido a história, tentámos perceber o que é “cativar”, por isso, fizemos uma espécie de “aranha” com palavras ou frases sobre o que é este sentimento.

É um trabalho em progresso que todos os dias cresce mais um bocadinho…



4 comentários: