quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Afetos e Sentimentos


Nesta semana, ouvimos várias histórias, “Gosto de ti, assim”, “És o meu amor” e a “A Sara tem um grande coração” onde descobrimos e relembramos afetos e sentimentos. Também aprendemos mais 2 profissões, que quem escreve uma história é escritor e que quem faz os desenhos é ilustrador.

Aproveitando que a chuva deste inverno nos deu uma trégua, corremos felicíssimos para o Parque, onde já não íamos há tanto tempo. Que bom que foi… correr, saltar, trepar, escorregar, baloiçar…Brincar!

Continuamos muito entusiasmados na área dos jogos, esta semana o jogo dos fantasmas e da lagarta fez sucesso! Ora vamos lá, temos que jogar em grupo (4 jogadores), é preciso estar com atenção ao dado, contar e fazer a correspondência certa.
Mas também descobrimos um mapa que o S. trouxe para a sala e andámos a ver os caminhos…”Aqui é Sintra”…”temos que ir por aqui e depois assim” “vamos de carro por aqui”…e tanto que descobrimos e aprendemos!

Profissões das Famílias
Também tivemos a visita de uma mãe, que veio à nossa sala falar da sua profissão de Professora. Contou-nos uma história, que também costuma contar aos seus alunos, sobre as vogais. E outras dos animais que também gostámos muito. Também vimos outra história no computador “O Lápis do André” da escritora Inês Pupo.

Depois fizemos um jogo, alguns de nós já sabemos como se chama a primeira letra do seu nome e foi isso mesmo, tivemos que adivinhar para quem seria aquele lápis com aquela letra.
Foi muito divertido e aprendemos muito sobre as 5 vogais e as letras de cada nome. Muito obrigada e um enorme abraço à mãe que nos proporcionou esta manhã tão rica em aprendizagens. Gostámos muito e foi muito bom conhecer esta profissão de Professora.


Falar de…


Falar de afectos, é falar de amor e amizade. É falar de partilha e atitudes que falam ao coração de todos nós.
E, assim foi a nossa semana. Uma semana dedicada…

… ao amor
Quando falamos de amor vem-nos logo ao pensamento coração. Cada um de nós amassou e estendeu a massa do seu coração. E com o dedo pusemos pintinhas vermelhas.

Ouvimos a história: “O Livro dos Corações” e no frasquinho do amor está o coração do pai, da mãe, dos avós, dos tios, dos primos, do mano ou da mana, dos professores e dos amigos.


… aos amigos
De mim para Ti que és o (a) meu (minha) melhor Amigo (a).

Cada um de nós pintou um coração em esferovite e ofereceu ao (à) melhor Amigo (a).

… às palavras
O que é o Amor?

O coração está feliz. (Diogo F.)

É casar. (Bianca)

É comer do mesmo prato. (Diana)

É ter amor por outra pessoa. (Alice)

É apaixonar-se. (Matilde R.)

É sentir o amor no coração. (Eduardo)

É casar, sentir o coração a bater muito depressa e namorar. (Martim C.)

É viver juntos. (Maria)

É bater o coração quando estamos muito apaixonados pelos outros. (Rodrigo)


É casar com uma pessoa que nós gostamos. (Diogo A.)

É dar beijinhos. (Margarida)

É dar beijinhos na boca e ir jantar fora. (Martim V.)

Paz e paixão. (Guilherme)

É namorar. (Francisca)

É namorar. (Sofia)

O coração bate muito. (Martim G.)

É casar e dar flores. (Inês)

É casar e comer do mesmo prato. (Salvador)

Comer a mesma fatia de bolo. (Martim S.)


É se apaixonar. (Matilde H.)

O coração não pára. Bate com tanta força. (Matilde M.)


… e à partilha
Um lanche partilhado e saboreado à luz das velas. Um lanche de amigos para amigos. Cada um ajudou no que mais tinha jeito – uns dobraram e distribuíram os guardanapos pelos lugares da mesa, outros espalharam os corações por cima da mesa e outro colocou os corações em cima dos queques.



Com a família é uma grande alegria


Recebemos mais uma família na sala, os pais e a mana da Beatriz trouxeram-nos umas coisas para explorar… A mãe Vilma trouxe-nos roupas e cabides coloridos porque trabalha numa loja de roupa e o pai Carlos construiu um telefone com copos de plástico porque como segurança é preciso estar sempre contactável.
O que é certo é que fizeram as delícias dos mais pequenos que adoraram os cabides, tão simples e com tanto potencial ao mesmo tempo. E os copinhos despertaram muitos sorrisos, interações e curiosidades. Obrigada pela partilha e pelo tempo que nos dedicaram!
        
A mãe da Vitória Pereira trouxe-nos um painel com texturas diferentes para sentir. A mãe Sandra é professora de Educação Especial por isso enviou-nos um pouco do seu trabalho tão importante desenvolver desde idades precoces. Muito obrigada pelo contributo!

A participação das famílias não fica por aqui…até ao Carnaval estamos a receber na sala roupas e acessórios para explorarmos. Obrigada às famílias da Creche 1 por tudo o que têm trazido! Com o vosso contributo estão a ajudar os nossos bebés a…
- Desenvolver a consciência corporal;
- Desenvolver o conhecimento do «eu» e do outro;
- Fazer associações entre os objetos e as partes do corpo onde estes são utilizados;
- Complexificar o seu jogo simbólico (faz de conta);
- Iniciar o seu conhecimento acerca de uma tradição vivida em Portugal;
- Divertirem-se e a socializar muito entre si.

Fizemos deslocamentos pela sala com arcos…saltámos de arco em arco como coelhinhos. Foi divertido e nada fácil!

O “Sr. Inverno” presenteou-nos com uma manhã agradável solarenga e aproveitámos para ir à rua… não há melhor para desenvolver a motricidade global e para umas boas gargalhadas.


Comemorando o Dia dos namorados…


De forma a comemorarmos este dia da melhor maneira, e percebermos o que as crianças entendem sobre ele, surgiu como tema O AMOR. Então estivemos à conversa, dando cada uma o seu parecer sobre “AMOR É…”

“…dar um beijo e sentir o coração a bater muito! (Sebastian)
…beijar a Raquel! (António)
…é a mamã! (Joana R.)
…dar abracinhos e beijinhos ao António, porque ele é o meu amigo! (Raquel)
…dar beijinhos à mamã, porque eu gosto da mamã! (Santiago)
…dar abracinhos ao pai, porque ele é meu amigo! (Bárbara)
…dar beijinho e abraços ao Martim, porque já é meu amigo! (Rodrigo)
…dar beijinho ao pai! (Daniela)
…é namorar como a mãe e o pai fazem! (Alexandre)
…ter miminhos da mãe! (Matilde)
…namorar com a Leonor! (Afonso)
…fazer festinhas à mãe! (Carlota A.)
…o pai vir aqui! (Salvador)
…o pai! (João)
…ser amigo e dar beijinhos à Bárbara! (Martim)
…o Afonso, porque ele é meu amigo! (Leonor)
…a mãe, porque gosto muito dela! (Violeta)
…dar beijinho na boca, porque é para namorar! (Carlota P.)
…dar beijinhos à mãe e ao pai porque são amigos! (Tiago)
…dar beijinhos a pai, porque o pai é meu amigo! (Tomás M.)
…a Calota Ameida! (André)
…o pai, porque eu gosto do pai! (Filipe)
…ter coração. (Tomás S.)
…quando apetecer e é termos coração. O amor vem da barriga. (Joana V.)”

Com todas estas opiniões, visões e sentimentos elaborámos com o decalque das nossas mãos um coração gigante. (Está exposto no corredor)


Como sentimos amor pelos pais decidimos também fazer um coração para podermos dar às nossas famílias. Então, de forma a desenvolver a motricidade fina, realizámos uma colagem com aparas de ceras para o coração decorar.



Também tivemos direito a comer umas bolachinhas em forma de coração que a mãe da R. nos enviou. Obrigada pelo miminho! J


quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Olhar com olhos “de ver”…

A nossa curiosidade está cada vez mais desperta para o mundo envolvente e todos os dias fazemos muitas descobertas sobre o que está à nossa volta! Agora já não nos basta descobrir e a maioria das vezes partilhamos as nossas descobertas...
“Olha a carrinha” (depois de ouvirem a buzina)
“Não há” (quando descobrem que ainda não há uma casinha para as peças vermelhas)
“É pequenino” (quando colocam a peça mais pequena na torre)
Nestas pequenas descobertas o mundo vai-se construindo para os nossos pequenos “descobridores” e os conceitos matemáticos e outros vão surgindo e fazendo sentido para a compreensão de cada um.

Projeto Vai e Vem
Na continuação do nosso projeto “Vai e Vem” chegaram-nos mais duas profissões. Pela mão do Pedro veio o médico…
…e pela mão da Ana o Palhaço…
Obrigada às famílias que nos proporcionaram estas brincadeiras tão divertidas e nos deram a conhecer mais duas profissões da melhor forma possível, a brincar!




Os animais que hibernam

Depois de falarmos, observarmos e descobrirmos as características do inverno, levámos um trabalho para casa que consistia em pesquisar com os familiares, animais que hibernam e trazer para a escola imagens ou desenhos desses animais.
Feita a recolha dos materiais, elaborámos um placard sobre os aninais que hibernam.
Tivemos também uma tarefa que não foi nada fácil! Encontrámos umas folhas que tinham metade de um animal e tivemos que descobrir que animal era e completar a metade que faltava. Que giros que ficaram!

E como somos artistas, com a plasticina construímos alguns dos animais que hibernam!


“A semente da criatividade já se encontra na criança: o desejo e o impulso de explorar, de descobrir coisas, de tentar, de experimentar modos diferentes de manusear e examinar os objetos. Enquanto crescem, as crianças vão construindo universos inteiros de realidade em suas brincadeiras” (Amabile, 1996).

Visita à GNR de Queluz

A GNR fomos visitar e lá muito pudemos experienciar,
Demonstrações de cães, carros de combate, e muito mais…
Nas motas e nos cavalos também andámos a cavalgar,
Fomos para casa encantados falar desta visita que foi demais!

E no dia seguinte em conversa de grupo os momentos vividos recordámos e “o que mais gostei na GNR foi…”
“de cavalgar no cavalo sem a coisa atrás.” (Ricardo)
“de andar de mota” (Guilherme)
“cavalo” (Sofia)
“das motas” (Duarte A.)
“cavalo” (Nikita)
“cavalo” (Inês)
“das motas” (Magali)
“dos cavalos” (Miguel L.)
“das motas” (Maria)
“dos cavalos” (Bianca)
“dos cavalos que não tinham uma coisa lá atrás” (Ema)
“de andar de coche com o cavalo o senhor e os meus amigos” (Leonor G.)
“da mota” (Gabriel)
“dos cães” (Leonor S.)
“dos cavalos” (Henrique P.)
“dos cavalos e dos cães” (Miguel R.)
“dos cavalos” (Beatriz)
“do carro grande e da mota” (Duarte R.)
“da mota” (Henrique A.)
“cavalo” (Leandro)
“dos cavalos” (Margarida)
“dos cavalinhos” (Dinis)
“gostei do cavalo” (Francisco)

Momentos de uma manhã muito bem passada…




Beijinhos do fantástico grupo de crianças dos 3 anos 1 J


Dia de S. Valentim


Fizemos colagem em corações…

Grafismo e Modelagem de corações em plasticina…
Estivemos a descobrir o que é o Amor, ouvimos algumas histórias que nos deram algumas pistas e elaboramos mensagens…
Então o Amor é:
Dar beijinhos na boca e dar abraços (Carolina Lavareda).
É quando estão felizes, quando dão beijinhos (João Paiva).
Dar Abraços e miminhos (Ana Carolina Braga).
É do coração. Quando alguma pessoa gosta ela faz miminhos (Gustavo Silva).
Dar Beijinhos e miminhos (Martim Costa).
Estão felizes, dão beijinhos e dão abracinhos (Diogo Batista).
A Mãe e o Pai, eles abraçam (Diana Pincha).
Dar beijinhos na boca, miminhos e dar abracinhos (Leonor Passão).
É o coração, é dar abracinhos
(Kévim Carvalho).
Dão beijinhos, dão carinho e vão passear juntos (Afonso Barreira).
É dar beijinhos, abraços e amor (Ema Martin).
É um coração, fazem coisas juntos e dão abraços (João Filipe).
Dar abraços e beijinhos (Tiago Khodorovskyy).
Beijos na boca e gostar uns dos outros (Tiago Caldeira).
É dar beijinhos e dar abraços (Vanessa Ramalho).
Dar beijinhos e flores (Laura Costa).
Gostam uns dos outros, dão beijinhos e dão abracinhos (Maria Rodrigues).
Dar beijinhos, são amigos uns dos outros e fazem coisas juntos (Bernardo Ferreira).
É partilhar coisas com os namorados, dar beijinhos e abraços (Lourenço Gonçalves).
É Estar os meninos e as meninas juntos, fazerem coisas juntos (Lara Rijo).
É o dia dos namorados. Vão andar de carro e passear. Vão de férias os dois (Rafaela Fraga).
É fazer coisas juntos, dar abracinhos e flores (Beatriz Duarte).
É o dia dos namorados. É dar beijos e casar (Naísa Pereira).
É um namorado, é o coração. É dar beijinhos
(Laura Avelar).
Namorados, dar abraços e passear (Mª Inês Bugalho).
Colamos essas mensagens nos nossos trabalhos…


Profissão bombeiro

Esta semana conhecemos mais uma profissão: a de bombeiro.

Foi criado na sala um momento de jogo simbólico no qual os nossos pequenitos vestiram a farda e brincaram aos bombeiros. Havia um “incêndio” num “prédio” em chamas para apagar, mangueira, boca de incêndio, fardas para vestir e ainda uma pequena viatura. Depois foi deixar os pequenitos dar largas à imaginação, que é coisa que não lhes falta.





segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Porque todas as razões são boas… para festejar o amor, seja de que forma for!



A propósito do dia dos namorados decorámos a nossa sala com técnicas bem divertidas (pintura com balão)…


Ouvimos a história: “O que é o amor?”
“…o amor é uma coisa que chega sem avisar, como quando a tua equipa marca um golo…”


E aproveitámos para fazer uma “amorosa” exploração sensorial…



Para acabar o dia comemos bolachinhas da amizade oferecidas pelos nossos amigos da sala dos 2 anos 2. Obrigada pela partilha!