Com as férias terminadas,
é sempre bom recordar o que está para trás, de forma a exercitar a memória e a
concentração e, por essa razão, os meninos desenharam e relataram um pouco do
que fizeram e sentiram nas férias.
Lançado o desafio de
colorir uma mandala – ninguém sabia do que se tratava! – e explicado todo o
significado da atividade, lançaram mãos à obra ao som de música hindu.
A “Mandala significa círculo em
palavra sânscrito.
Mandala também possui outros significados, como círculo
mágico ou concentração
de energia, e universalmente a mandala é o símbolo da integração e
da harmonia.”
O objetivo desta
atividade seria reconhecer diferentes formas geométricas presentes,
desenvolver a perceção visual, a concentração e a sensibilidade para as cores.
Mas o grande objetivo era saber o que sentiram perante algo tão desconhecido e
mágico.
Terminada
a mandala, os meninos disseram o que sentiram enquanto a coloriam:
Eu senti
…
… a andar
de trotinete (Rodrigo C.)
… a
sonhar os sonhos (Filipa)
…o
quentinho no lápis (João P.)
…um
cavalo a andar (Rodrigo A.)
…que
estava a andar de trotinete (Guilherme)
…que
estava a ficar giro (
…que
estava a pintar (Inês)
…a flor
muito bonita ( Joana)
…uma flor
( Laura)
…os meus
sonhos todos (Alexandre)
…que
estava a ver as flores ( Victória)
…as cores
( João O.)
…que
estava a andar de skate (
…
concentração (
…a
desenhar (
…que
estava a andar de bicicleta (
…a minha
cadela na minha casa (
… eu
senti que estava a andar no avião (João X.)
… eu
senti a andar de trotinete (
Desenhar
livremente e sem qualquer tipo de condicionante (um tema, por exemplo) ajuda a
criança a desenvolver a perceção, a imaginação e criatividade, tal como, as
emoções. Esta liberdade de movimentos permite que a criança vá estruturando um
raciocínio cada vez mais elaborado.
E como o Dia do Caracol
está a chegar, estivemos a preparar materiais para utilizar no dia. Colorimos,
cortámos e colámos!
As brincadeiras vão refletindo
situações do nosso quotidiano.
Sem comentários:
Enviar um comentário