Fomos
aos “Caminhos da Floresta” ver o “Outono”…vimos que as folhas estavam no chão
porque o vento do Outono soprou e elas caíram das árvores, apanhámos algumas… e
apanhámos também paus, cascas árvores, pinhas… e apanhámos mais folhinhas…
folhas diferentes com cores, formas, tamanhos e texturas diferentes…
Levámos
para a sala, todas as folhas, paus, pinhas, bolotas, “bugalhos” e cascas de
árvores, separámos tudo e fizemos conjuntos, contámos, vimos que havia folhas
grandes e pequenas, tínhamos poucas pinhas e muitas folhas…e assim vamos
aprendendo vários conceitos matemáticos.
Noutro
dia, pintámos a pincel, contámos e colámos 3 folhas.
Quase
todas as folhas eram de cor castanha e na sala realizámos uma atividade de expressão
plástica: digitinta de cor castanha.
A
digitinta é uma técnica de expressão plástica, que permite a realização de
trabalhos, em que a criança explora a textura e a cor, desenvolvendo a motricidade
fina. As crianças espalham a tinta com as mãos e desenham com os dedos. Depois
de as crianças realizarem as suas experiências livremente, podendo desenhar e
voltar a desenhar, podemos realizar a estampagem de um dos seus desenhos numa
folha branca.
Ainda
sobre o Outono, com as maçãs que tínhamos apanhado na “Quinta” fizemos um Bolo
de Outono para a Reunião de Pais, vimos os ingredientes e ajudámos a mexer com
a “colher grande” mas o que mais gostámos foi de “rapar a tigela” no fim,
ficámos todos lambuzados e cheios de massa mas muito contentes. Ao lanche
comemos o bolo de maçã mas deixámos também para os pais.
E
assim vamos descobrindo o “Outono” e realizando aprendizagens significativas.
Que Maravilha!😋
ResponderEliminarObrigada por lhes darem este privilégio! Construindo memórias docinhas!❤ Mãe da Luisinha
ResponderEliminarTão bom!!! Obrigada!
ResponderEliminarEstamos muito felizes pelos vossos comentários.
ResponderEliminarE tão bom que o bolinho estava.
ResponderEliminarAna Rijo