Chegado o mês das frutas temos muito para contar: depois de conversarmos sobre o bem que a fruta nos faz (“porque tem muitas cores faz bem”; “a casca é muito boa para nós”; “a laranja tem vitaminas”…) fizemos uma coisa de que gostamos muito, partilhar… Cada um de nós trouxe um ou mais frutos da época para que todos os pudéssemos conhecer, e depois de descobrirmos os seus nomes, cores, texturas, cheiros e paladares…
…fizemos uma pintura à vista e enchemos a nossa sala com as cores do Outono…
… de seguida fomos para a rua descobrir quais as árvores de frutos de Outono que existem na nossa Quinta. Descobrimos alguns dos frutos que nos chegaram à sala mas o que mais nos admirou foi o medronheiro, ou seja, “a árvore das bolinhas cor de laranja com piquinhos”, pois este fruto ainda não conhecíamos…
…de volta à sala conhecemos alguns quadros onde estava presente, adivinhem lá … isso mesmo, a fruta! Depois de observarmos com atenção cada obra de arte e nomearmos algumas das suas semelhanças e diferenças, tipo de traço, cores utilizadas… transformamo-nos em ilustres pintores e reproduzimos essas mesmas obras. Ficam a saber que as 3 obras de arte se transformaram em 25!!!
…e porque gostamos de novidades, no final da semana fizemos uma piza doce com as frutas frescas que nos chegaram, e apesar da surpresa e admiração, no final todos percebemos que também é possível fazer pizas sem cogumelos e fiambre… Quanto à prova, como em tudo, falou a diversidade, houve quem gostasse muito e quem não gostasse nada… Com a experiência, ganhámos todos.
Foi uma semana muito divertida, a avaliar pelo que aqui nos apresentam e, também, pelo que o nosso filho nos contou. Ele gostou de provar os frutos, de desenhar o dióspiro (ficou lindo!!!) e de desenhar as frutas partindo de uma pintura. Havia trabalhos muito bons na sala. Parabéns a todos.
ResponderEliminarBeijinhos familia do Miguel R.