O nosso corpo é a nossa mais importante “ferramenta de trabalho”. Por esta razão colocamo-lo à prova e somos incentivados a descobrir todos os dias um bocadinho mais do que somos capazes, ultrapassando obstáculos. Ainda somos pequeninos, uns mais que outros, e por isso todos nos encontramos em fases de desenvolvimento, nomeadamente físico muito diferentes.
Para alguns, segurar a cabeça com precisão ou começar a “gatinhar” ainda é um desafio, embora cada vez mais próximo de alcançar, e com companhia e elogios tudo fica mais fácil…
Noutra fase há quem aproveite tudo para se colocar de pé, assim a perspectiva é diferente…
Depois de estarmos de pé, há que ir largando uma mão de cada vez, e ver no que resulta, é uma alegria…
Para quem o corpo já obedece a “quase” todas as ordens, temos que dificultar um bocadinho mais o desafio de crescer. Por esta razão apareceram alguns obstáculos novos na sala que as nossas crianças não se cansaram de descobrir e desafiar...
Só existe uma forma de “ensinar” os nossos meninos a movimentarem-se de forma cada vez mais eficaz e com menor perigo: dando-lhes espaço para que se conheçam a si, aos outros e ao espaço envolvente, de seguida e gradualmente, todos estes factores se relacionarão de forma natural e harmoniosa.
Para além do movimento ser uma forma de locomoção, o movimento é também uma forma de linguagem corporal, onde expressamos os nossos sentimentos, emoções e pensamentos. O modo como se processa o movimento é o resultado da interacção do homem com o meio e as interações sociais, que começam desde o nascimento.
Sem comentários:
Enviar um comentário