terça-feira, 22 de novembro de 2011

“A curiosidade é mais importante que o conhecimento” (Albert Einstein)

A criança é naturalmente curiosa e interessada no meio envolvente, o nosso papel é diversificar o mais possível as experiências dos nossos meninos, modificando os materiais, os meios e as oportunidades de construção de “saber”.

Esta diversificação não tem que ser feita necessariamente e apenas com materiais específicos e complexos, na maioria das vezes são os objectos simples que mais cativam a atenção dos nossos meninos e se apresentam como “problemas” à espera de solução e que tanto motivam o querer saber dos mais pequenos. Ora vejam:

As revistas antes de irem para o lixo servem para tanta coisa: olhar mais uma vez, folhear, amachucar, fazer bolas… e até rasgar de cabeça para baixo! (parece magia e ainda trabalha a competência de leitura, o interesse por materiais escritos e a motricidade fina…)

Com um pedaço de tule ficamos bem escondidos, ninguém nos vê, mas conseguimos ver toda a gente… (é muito divertido e ainda aumenta o nosso auto-conhecimento, a boa relação com o outro e as nossas competências cognitivas)


Os nossos pés também podem “andar” no ar, mesmo que seja andar de bicicleta (assim trabalhamos a motricidade global, temos uma maior consciência do nosso corpo e ainda nos divertimos muito)
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