segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

O Sentido do Tacto

Continuamos a descobrir as possibilidades dos diferentes órgãos dos sentidos, esta semana foi dedicada ao sentido do tacto. Começamos por sentir diferentes materiais…utilizámos as nossas mãos e trabalhámos com plasticina…vimos e sentimos livros com relevo… utilizando o sentido do tacto e de olhos vendados identificámos vários objectos da sala, etc.

COM AS MÃOS SENTIMOS…
LÃ…SEDA…TECIDOS…TULE…
PALHA DE AÇO…
ESFREGÃO DE ARAME…
ESFREGÃO VERDE…ALGODÃO…NAPA…
BORRACHA…PAPEL…
CARTOLINA…PAPEL DE SEDA
PAPEL CREPE…PLÁSTICO


Aqui fica o nosso registo escrito:
“Com as nossas mãos escrevemos” – D. C.
“…pintamos” – M. M.
“Brincamos com as mãos” – C. H.
“Pegamos nos brinquedos” – H. S.
“Batemos as palmas com as mãos” – D. C.
“Agarramos as cordas para subir” – M. R.
“Agarramos as bolas” – L. M.
“Com as mãos vestimos a roupa” – P. S.
“Abrimos o carro com as mãos” – L. M.
“Com as mãos damos “passou bem” aos amigos” – D. C.
“Agarramos nos papéis e vamos arrumar” – D. A.
“E sentimos as bolachas com as mãos” – D. S.
“Com as nossas mãos fazemos festinhas na cara” – J. P.
“…e mexemos na cabeça” – M. T.
“…e no cabelo” – S. P.
“E damos as mãos aos amigos” – M. M.
“Vamos lavar as mãos e sentimos a água fria” – X. C.
“Quando tomamos banho sentimos a água quente” – M. M.
“A mãe põe o creme com as mãos na cara e no corpo” – S. V.
“Quando tocamos na caneca do leite com as mãos, às vezes “tá” quente” – B. M.
“Não gosto de mexer com as mãos na tartaruga” – B. M.
“Não gosto de mexer nos picos das castanhas” – M. M.
“…´é os ouriços” – D. C.
“Eu não consigo agarrar nas torradas quentes porque queimo a mão” – Carolina
“Eu já me piquei num cacto” – M. R.
“Eu não gosto de mexer na lama” – D. C.
“Eu gosto de mexer com as mãos nos cães” – P. S
“…e nos bebés também” – P. S.
“Eu faço festinhas com as mãos nos gatos” – M. M.
“Eu gosto de fazer festinhas a ti” – D. S.
“Eu gosto de fazer desenhos” – B. M.
“Eu gosto de mexer nos ursos de peluche porque são fofos” – L. M.


Cuisenaire   
Na área da matemática temos trabalhado com o Cuisenaire, e temos feito muitas descoberta.
O Material Cuisenaire tem mais de 50 anos de utilização em todo o mundo. Foi criado pelo professor belga Georges Cuisenaire Hottelet, que, durante 23 anos, o estudou e o experimentou na aldeia belga de Thuin. O Cuisenaire é constituído por modelos de prismas quadrangulares com alturas múltiplas, cada uma representando um número e uma cor. Com este material podemos desenvolver vários conceitos matemáticos como cor, forma, cálculo, operações, decomposição do número, etc.

 A nossa Horta

A mãe de um menino da sala trouxe-nos os legumes para plantarmos na nossa horta, com ajuda de outra mãe revolvemos a terra para plantar. E com a ajuda de todos plantámos os legumes, a nossa horta ficou muito bonita, agora temos que a regar para vermos as alfaces, couves e os alhos franceses a crescer.
Actividades dos pais

Tivemos uma actividade muito divertida realizada por 2 mães que vieram cá passar uma manhã connosco, realizámos jogos muito movimentados e animados. Um grande obrigado e bem-haja, os meninos gostaram 

2 comentários:

  1. Foi com muito gosto que fizemos estes jogos para vós e um prazer podermos brincar convosco. Foi uma manhã muito enriquecedora para nós.

    Esperamos voltar, mas um novo desafio estamos a aguardar....

    Beijinhos Paula e Zaida

    ResponderEliminar
  2. Olá!

    Finalmente consegui comprar o "Cuisenaire" para poder trabalhar a matemática em casa com o Miguel. Vejo que tem muitas potencialidades, contudo não dão exemplos concretos de como deve ser usado na idade do Miguel. Podem dar algumas dicas? Muito Obrigada.
    ZS

    ResponderEliminar