quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Roupas e mais… roupas de inverno!

Com um cachecol, dois casacos, duas camisolas de lã, um gorro, um panamá de chuva, umas luvas e dois pares de meias fizemos um jogo. Primeiro cada um de nós ia escolher uma peça de roupa e dizia para o que servia, do que era feita, se era macia ou se era quentinha. Depois dividimos o grupo em duas equipas. Cada equipa escolheu uma menina. As meninas tiraram as batas e os sapatos e tinham que vestir o maior número de peças de roupa. Quem tivesse mais ganhava.

Como nos divertimos muito, as mesmas equipas escolheram, cada uma, um menino. Aqui ficam as fotografias!


A Água!
Na sequência do tema do inverno, esta semana falámos sobre a água. Também falámos onde se pode encontrar água e quem precisa de água. (Samira)
Onde se pode encontrar água?
● nos rios e nas fontes. (Francisco)
● no mar/ oceano. (Samira)
● nos lagos. (Matilde)
● nas nuvens. (Afonso e Madalena)

Quem precisa de água?
● as plantas. (Inês)
● as pessoas. (André F. Alves)
● os animais. (A. Raquel)
E com a água fizemos uma bela pintura com aguarelas.


 História com água
Ouvimos a história da “Gota, Gotinha”. (Bárbara) A gota era tão pequenina e não caía da nuvem. (Guilherme B.) A gota gotinha um dia caiu da nuvem. (Margarida) E caiu ao pé de uma alface. (Raquel) A alface precisava de água. (Diogo) Então a gotinha pediu às suas amigas para irem regar a alface. (Francisco) A gotinha foi para dentro da terra e viu as raízes secas. (Madalena) E depois foi parar ao rio. (A. Sofia e Afonso)
O Zacarias foi buscar água ao rio. (Francisca) E a gotinha ia no balde. (Beatriz A.) O Zacarias levou-a a visitar a quinta. (Gabriel) A gotinha visitou as galinhas (André Dias), as ovelhas, os pintainhos (A. Raquel) e as vacas. (Afonso) A gotinha depois foi para o rio. (Tiago)
O sol levantou a gotinha (André F. Alves) e foi para a nuvem. (Matilde)
E, assim aprendemos o Ciclo da água!


 Chapéu-de-chuva
Pintámos o chapéu-de-chuva com lápis de cera. Depois de estar tudo muito bem pintado, fizemos as pingas da chuva com o nosso dedo mágico!




Sem comentários:

Enviar um comentário