Com bom tempo e sol, já apetece ir à rua…pomos os
chapéus, descemos as escadas “à gatinho”…damos a mão e lá vamos nós explorar o
que nos rodeia…e o nosso espaço exterior é tão bom…grande…bonito…e com tantas
potencialidades para ser explorado pelas crianças.
“Anda…Corre…vamos ao escorrega e vamos espreitar ali no
túnel…” (motricidade global - expressão motora – área das expressões e
comunicação).
“O que está ali?” Passarinhos…”é o piu-piu”. (área
conhecimento mundo).
Os nossos pés experimentam andar em vários tipos de
piso…empedrado, alcatroado, terra, relva… (expressão motora – área das
expressões e comunicação).
O que é isto aqui no chão? Paus, folhas, relva…”É bom
para comer?..Ai Não! Não presta!” (descobrir, aprender sobre o meio- área
conhecimento do mundo).
E o que está lá em cima?”As árvores e folhas a baloiçar
com o vento…o céu…as nuvens…o avião… (descobrir, aprender sobre o meio- área
conhecimento do mundo).
“Quem vem lá? São os meninos das outras salas…tantos
meninos par conhecer e brincar!”. (interação social com outras crianças e
adultos – área de formação pessoal e social).
Aprendemos tanto!
“O espaço exterior possibilita a vivência de situações
educativas intencionais…sendo um prolongamento do espaço interior da sala, onde
também ocorrem situações de aprendizagem permitindo uma diversificação de
oportunidades educativas pela utilização de um espaço com outras
características e potencialidades.” IN
Orientações Curriculares para a Educação Pré Escolar.p.39.
Sem comentários:
Enviar um comentário