sexta-feira, 14 de novembro de 2014

A nossa “mascote”

Chegou na 2ª feira, à nossa sala uma porquinha-da-Índia, que nos foi dada por uma amiga, a Rita.



Em conversa com a Rita, tivemos oportunidade de descobrir coisas sobre este animal e também de aprofundar alguns conhecimentos, conhecer o meio onde vive, as suas características, a sua alimentação, para podermos tratar bem da nossa “bichinha”.
A nossa “bichinha” é muito dócil e gosta muito de festinhas e de colinho.


Quando está assustada costuma guinchar e gosta de se esconder.
Aprendemos que os porquinhos-da-índia pertencem à família dos roedores. Os seus dentes crescem durante toda a vida, (tal como as unhas) e eles necessitam de ir desgastando os dentes para que o seu comprimento não lhes dificulte a mastigação ou façam feridas na boca.
Temos que a pentear diariamente, pois tem o pelo muito comprido. É uma “menina vaidosa”!!!
A água deve ser mudada diariamente pois gosta de beber água fresquinha. O que ela mais gosta de comer é salsa e coentros, feno, ração e legumes verdes (couve portuguesa, pepino, pimento, curgete, bróculos), mas não gosta muito de cenoura. Só deve comer fruta (maçã, laranja, banana…) uma ou duas vezes por semana.
Estes animais são muito sensíveis às diferenças de temperatura e por isso escolhemos um lugar na sala, longe das correntes de ar. Todas as manhas quando chegamos à escola preocupamo-nos em ir ver a nossa “bichinha” e dar-lhe miminhos. Estamos a criar fortes laços com esta nova amiguinha…


S. Martinho
E no dia de S. Martinho comemos castanhas… e ao lanche tivemos uma deliciosa tarte de castanhas e chocolate feita pela mãe da Irina. Estava uma delícia!!!



Sem comentários:

Enviar um comentário