A matemática está presente na
nossa vida desde o nascimento, onde tudo gira em torno de números, medidas,
operações, figuras geométricas; através dos meios de comunicação que demonstram
uma infinidade de informações da linguagem matemática. Ao brincar a criança
entra em contacto com essa linguagem para marcar a passagem do tempo, medir
distâncias, distinguir o pesado do leve, ter conceitos espaciais como em cima e
em baixo, fora e dentro, frente e atrás.
Assim, se conseguirmos criar ambientes de aprendizagem
ricos, significativos e desafiantes para as crianças tendo por base práticas
que promovam a experimentação e a comunicação do descoberto, as aprendizagens
tornam-se muito mais significativas. E no final descobrimos que Brincar com a matemática é muito
divertido. Foi isso mesmo que aconteceu.
Para celebrar o Dia da alimentação resolvemos fazer
uma salada de fruta, que ficou deliciosa e aproveitámos para explorar alguns
conceitos matemáticos de forma lúdica.
Fizemos conjuntos e descobrimos que tínhamos
mais maçãs do que bananas…
Explorámos o conceito de número e quantidade…
Descobrimos… se é pesado… ou leve… e
concluímos que o melão era o mais pesado…
No final fizemos um grande conjunto… uma
belíssima e saborosa salada de fruta, com a qual os deliciámos ao almoço…
E
temos uma grande novidade!
Já começámos a comer com faca e garfo. E
acreditem que estamos a alcançar o sucesso, comemos com bastante habilidade.
Não nos esquecemos da cantilena: a faca ajuda
o garfo. Empurrar, segurar e à boca levar!
Estamos cada vez mais crescidos!
Beijinhos do fantástico grupo de crianças dos
2 anos 1 J
Sem comentários:
Enviar um comentário