Começámos
a semana à descoberta do outono, fomos passear pela nossa “Quinta” e vimos
muitas árvores com frutos de outono, como o diospiros, uvas, figos, romãs,
nozes, marmelos, maçãs, peras, laranjas e tangerinas. O dia não estava frio mas
já soprava um vento frio de outono que já atira com as folhas das árvores para
o chão, apanhámos folhas de várias cores, tamanhos e formas. Também apanhámos
paus, pinhas e bolotas.
Na
sala e em trabalho de grande grupo, reunimos tudo o que apanhamos na mesa e
começamos a classificar, a formar conjuntos, a contar objetos e a
quantifica-los.
“Através de experiências com os objectos, a
criança começa a encontrar princípios lógicos que lhe permite classificar esses
mesmos objectos. Esta classificação constitui a base para agrupar os objectos,
ou seja, formar conjuntos de acordo com um critério previamente estabelecido: a
forma, a cor, o tamanho. Ao reconhecer as semelhanças e diferenças, as crianças
distinguem o que pertence a um e a outro conjunto”. In Orientações Curriculares
para a Educação Pré Escolar.
Continuámos
nas atividades lógico matemáticas com os blocos lógicos, realizámos vários
conjuntos e a intersecção de conjuntos realizando a soma/adição dos vários
elementos, e a brincar já estamos a fazer “contas”!
Sem comentários:
Enviar um comentário