sexta-feira, 3 de novembro de 2017

“Descobrindo Portugal”

Começámos a nossa viagem por Portugal! Partimos da nossa quinta, no nosso autocarro, com a Luísa ao volante com destino ao Minho.
A primeira paragem foi em Braga, fomos conhecer o Bom Jesus de Braga (Matilde), é um monumento muito importante (António), tem muitas escadas (André) e ao pé tem um grande lago (Bárbara onde podemos andar de barco (Carlota P.).
 Pelo caminho percorremos estradas com muitas subidas e descidas, com muitas curvas e com algumas retas.
Fizemos assim o nosso percurso, ilustrando-o com grafismos estimulando a coordenação óculo-manual e a motricidade fina.

Depois, noutro dia seguimos viagem e fomos até Viana do Castelo, mas desta vez com a ajuda da Goretti (Duarte) a nossa cozinheira (Alexandre), a Goretti nasceu em Viana do Castelo (Bárbara) e veio à nossa sala (Matilde) mostrar-nos um vestido que era uma saia (Afono) umas chinelas (Carlota P.) uma camisa (Afonso) em lenço (Carlota P.) e muitos ouros (Afonso) e também tinha um bolso (Tiago).Essa roupa é o traje do Minho (Martim) e eu vesti a roupa para mostrar aos amigos (Bárbara).
Falou-nos da comida de lá (Bárbara) e soubemos que comem arroz de sarrabulho (Sebastian) peixe (Santiago), torta de claras (Matilde e pão de ló (Sebastian).)
Explicou-nos também que todo o habitante tem a sua horta (Bárbara) e trabalham nas fábricas (Raquel), nas lojas (Bárbara) e também vivem da pescaria (Martim) e da terra (André) e também criam aninais (Raquel).
No dia seguinte a mãe da nossa amiga Leonor trouxe-nos um Pão de Ló do Minho e músicas minhotas para nós ouvirmos e, uns postais de Braga que colocámos no nosso placard.
Obrigada mãe Marta, o Pão de Ló estava delicioso (Sebastian)!
Projeto Bolotas da Quinta…
Terminámos a nossa semana a fazer uma experiência…

… selecionar as bolotas boas das que não servem para “espigar”. Colocámos as bolotas em água e as que estavam boas para semente tinham de ficar no fundo e as que não prestavam flutuavam. Depois colocámos num saco no frigorifico e, agora vamos esperar que espiguem para podermos plantar e nascerem carvalhos para podermos contribuir na reflorestação do nosso país. 

1 comentário:

  1. Lindos os nossos meninos.
    Espero que tenham gostado do Minho e que viagem muito.
    Beijinhos

    ResponderEliminar