Uma
amiga nossa trouxe-nos, do seu fim de semana, uma série de “coisas” (Afonso)
que apanhou num passeio (Bárbara) que deu com a sua família (Carlota P.).
Ao
mostrar-nos o que tinha apanhado começámos a formar conjuntos (Martim).
De
uma forma divertida, prazerosa e agarrando nos interesses e curiosidade das
crianças desenvolvemos assim noções e conceitos matemáticos.
“Uma História de Cores”
“Os
Senhores Pincéis, com os seus bigodes farfalhudos e a pose imponente, eram
personagens importantes que mantinham alinhadas e muito bem comportadas as
várias famílias de cores da Caixa de Aguarelas. Um dia, porém, um pequeno
acidente veio pôr cobro a essa ordem tão bem alinhadinha fazendo com que
algumas cores se misturassem (…)”
Paramos
por aqui com a história e fomos fazer experiências…
Misturamos
cores primárias para podermos descobrir as secundárias
Esta
semana conversámos sobre o tema anual e, saíram palavras muito bonitas…
“…somos
todos importantes (Carlota P.) e diferentes (Afonso)”
“Todos
somos um grupo (Martim) e somos amigos (Sebastian) e ajudamos os nossos amigos
(Ema) e eles ajudam a nós (Tomás M.)”
No
fim desta conversa explicámos que iriamos ter a reunião com todos os pais,
surgiu logo a ideia de fazermos um bolo para os pais. Assim o fizemos, porque
EU E TU SOMOS NÓS J
Por
fim explicámos que iriamos fazer uma atividade muito gira com os pais, quiseram
saber o que era, então surgiu logo a ideia de fazerem também (era o que
pretendíamos!).
Tanto
as crianças como os pais seguiram todas as orientações e, o trabalho final foi
magnífico! Fundamentou-se mais uma vez que EU E TU SOMOS NÓS. Demonstrando que
a relação com o outro é mutuamente benéfica, e todos juntos, conseguimos mais
facilmente alcançar os nossos objetivos e prepararmo-nos para os desafios que
encontraremos ao longo da vida.
Sem comentários:
Enviar um comentário