Assim começámos mais uma semana a falar de
sentimentos, dedicando esta semana ao AMOR.
Tivemos uma conversa em grande grupo que deu
“pano para mangas”, surgindo até a questão dos diferentes Amores (entenda-se
diferentes tipos de amor).
“Cada um sente uma coisa diferentes
(Sebastian)”
“Não podemos ter o mesmo tipo de amor por
todas as pessoas e cada um de nós gosta mais de uma pessoa (Bárbara)”
“Quando uma pessoa gosta de outra quer dizer
que está apaixonada (Alexandre)”
“Às vezes também podem os corações bater de
maneira diferente (Afonso)”
“O amor é diferente porque as pessoas são
diferentes (André)”
“Quando as pessoas estão apaixonadas por
outras têm um amor diferente (Raquel)”
“Os diferentes amores que podemos sentir são
a amizade (Martim), a paixão (Lourenço), a alegria (Afonso), o amor pelos avós
(Lourenço), pelos tios (André), pelos primos (Tiago), pelos nossos animais
(Tomás M.) pelos pais (Sebastian) e pelos irmãos (Leonor).
Depois desta grande conversa ouvimos a
história “O que é o Amor” e, decidimos fazer um placard com corações ilustrados
e com a mensagem de cada um sobre AMOR É…
Lanche da AMIZADE e do AMOR
Para o dia dos namorados, decidimos comemorar
o dia com um grande lanche partilhado com os amigos dos 5 anos 1.
Então pela manhã pusemos mãos à obra e
fizemos dois bolos um de chocolate e um de laranja (perguntem aos vossos
filhotes como o fizeram, ajudam a estimular a memória e a consolidar
conhecimentos matemáticos ) depois de feitos cortámos o bolo de
chocolate em corações, os amigos da sala dos 5 anos 1 fizeram as sandes e
decoraram-nas com corações, tinhamos gomas em forma de coração…
Decorámos
o papel/toalha para colocar nas mesas com corações e flores… enfim tinhamos um
mega lanche preparado e estava tudo delicioso…
Noções matemáticas na onda do AMOR …
Aproveitando esta temática tão sensível e
gratificante para as nossas crianças, decidimos a dar inicio à noção de soma.
Primeiro realizámos um jogo em grande grupo em que cada criança tinha um
determinado número de peças e o que acontecia depois sempre que um amigo lhe
dava outra(s) peças? Passámos da expressão juntar para somar sem grande
dificuldade
Depois consolidámos o conhecimento realizando
um pequeno trabalho com registo escrito.
Sem comentários:
Enviar um comentário