A adaptação à creche nem sempre é fácil. Esta
acontece não só nos primeiros dias em que a criança vai à creche, mas também
quando se depara com algo novo no ambiente escolar. Assim,
“(...) as rotinas da creche, a alimentação, o repouso, a higiene...
funcionam como eixos globalizadores, em torno dos quais se deve articular a
ação educativa da creche.”
(Marchão, 1998, p. 11)
As situações de rotina constituem momentos privilegiados de interação
adulto/ criança, durante as quais os adultos conversam com as crianças,
estabelecendo uma relação afetuosa individualizada, uma vez que cada uma delas
é única e tem necessidades diferentes.
De carácter individualizado e flexível, as rotinas são também momentos de
trocas intensas e de aprendizagens significativas, em que se promove a
independência e a autonomia.
O acolhimento, a mudança da fralda, as refeições e o repouso, fazem parte
de uma rotina diária organizada que deve ser mantida, sendo, no entanto
flexível, tendo em atenção as necessidades de cada criança, respeitando os
diferentes ritmos, hábitos e preferências de cada criança.
Estas rotinas proporcionam à criança segurança e orientam a sua ação, pois
vão progressivamente adquirindo uma noção de tempo e de espaço e percebendo a
sequência dos vários acontecimentos diários.
Cada vez mais, estamos a adaptar-nos à nossa rotina da Creche e assim
sentimo-nos mais seguros e confiantes.
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