Brincámos com as formas geométricas, aprendemos as propriedades dos blocos lógicos (forma, cor, tamanho e espessura), cantámos a canção das formas e construímos com as formas geométricas. Surgiram casas, meninos, foguetões, comboios, carros…
“Desde muito cedo, as
crianças começam a desenvolver alguns conceitos geométricos e o raciocínio
espacial. É importante que as crianças sejam envolvidas em atividades nas quais
tenham de observar e manipular objetos com várias formas geométricas, de modo a
irem desenvolvendo a capacidade de reconhecer essas formas. Fazer construções,
recorrendo a materiais que representam formas geométricas, tanto bidimensionais
como tridimensionais, são experiências que poderão contribuir para o
desenvolvimento desta capacidade”. “Textos de Apoio para Educadores de Infância”
Geometria.p.10
Eu sou o Círculo
Sou igual à lua
Sou o mais bonito
Lá da minha rua.
Eu sou o Triângulo
Tenho 3 biquinhos
Como os chapéus
Dos palhacinhos.
Eu sou o Quadrado
Bonito demais
Tenho 4 lados
Todos iguais.
Eu sou o Retângulo
Cresci mais de um lado
Sou maior
Que o Quadrado.
Agora percebi o entusiasmo da Helena a dizer o que era um triângulo e um círculo! 🙂
ResponderEliminarAgora faz sentido a conversa do Duda sobre a Lua ser um círculo, bem como reconhecer as figuras geométricas… que maravilha! 😉
ResponderEliminar