Para que a criança consiga ter uma comunicação escrita legível é preciso atender aspectos que envolvem o seu crescimento, isso é, toda a conquista do esquema corporal que engloba o equilíbrio estático e dinâmico, movimentos amplos, alongamentos e o movimento de pinça bem como o treinamento da musculatura dos membros superiores.
Sendo assim, para
escrever e comunicar-se com legibilidade através desse meio a criança precisa
estar com o movimento de pinça muito bem treinado, definido e desenvolvido.
Assim, a criança
conseguirá segurar o lápis corretamente, apoiar o braço de maneira adequada na
mesa tendo o suporte necessário prevenindo dores decorrentes da má postura.
Para treinar e
desenvolver o movimento de pinça nas crianças tanto educadores como a família
podem oferecer ferramentas como atividades como plasticina, massa de cores,
enfiamentos, misturar num alguidar grão e feijão e pedir à criança para
separar, jogos de encaixe, abotoar e desabotoar botões, apertar e despertar o
fecho do casado, desenhar com o dedo indicador em sal ou farinha, rasgar e
cortar papel, enrolar bolinhas de papel, desenhar (MUITO e ir relembrando a
criança que pode fazer uma casa, as nuvens, as ervinhas, o sol, a chuva…),
pintar, etc. Este tipo de tarefas também ajuda no processo de aquisição do
movimento.
O essencial é que
as experiências sejam propostas sempre de forma lúdica, pois acreditamos que
sempre é possível aprender e a adquirir competências a BRINCAR!
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