segunda-feira, 3 de maio de 2021

Por que devemos fortalecer o Movimento de Pinça?

 

Para que a criança consiga ter uma comunicação escrita legível é preciso atender aspectos que envolvem o seu crescimento, isso é, toda a conquista do esquema corporal que engloba o equilíbrio estático e dinâmico, movimentos amplos, alongamentos e o movimento de pinça bem como o treinamento da musculatura dos membros superiores.

Sendo assim, para escrever e comunicar-se com legibilidade através desse meio a criança precisa estar com o movimento de pinça muito bem treinado, definido e desenvolvido.

Assim, a criança conseguirá segurar o lápis corretamente, apoiar o braço de maneira adequada na mesa tendo o suporte necessário prevenindo dores decorrentes da má postura.

Para treinar e desenvolver o movimento de pinça nas crianças tanto educadores como a família podem oferecer ferramentas como atividades como plasticina, massa de cores, enfiamentos, misturar num alguidar grão e feijão e pedir à criança para separar, jogos de encaixe, abotoar e desabotoar botões, apertar e despertar o fecho do casado, desenhar com o dedo indicador em sal ou farinha, rasgar e cortar papel, enrolar bolinhas de papel, desenhar (MUITO e ir relembrando a criança que pode fazer uma casa, as nuvens, as ervinhas, o sol, a chuva…), pintar, etc. Este tipo de tarefas também ajuda no processo de aquisição do movimento.

O essencial é que as experiências sejam propostas sempre de forma lúdica, pois acreditamos que sempre é possível aprender e a adquirir competências a BRINCAR!





Sem comentários:

Enviar um comentário