quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Fábula:” A Cigarra e a Formiga”

 Na sequência do projecto "Educação Financeira" que está a ser trabalhado com as crianças dos 5 anos das salas mistas, fizemos o registo da Fábula: "A cigarra e a formiga".
 Era uma vez uma cigarra que estava sempre a cantar (V.S.) enquanto a formiga ia trabalhando (apanhava comida) para quando chegasse o frio (B.L.).


Um dia, a formiga estava a arrumar a despensa (A.C.) quando a cigarra bateu à porta para pedir salsa (J.L.). A cigarra bateu outra vez à porta e a formiga abriu a porta mas estava zangada porque ia caindo do escadote (J.L.). 


 A formiga disse à cigarra: -“Em vez de estares a cantar e a tocar viola devias ir apanhar as couves e a salsa (J.G.). E disse-lhe ainda que enquanto cantava e tocava podia ganhar dinheiro (V.S.) para comprar comida (I.S.).
A cigarra disse que tinha um sonho que era comprar uma tenda de circo (R.M.) e a formiga disse que ela podia arranjar 3 mealheiros. Um para guardar dinheiro para comprar comida (B.L.), outro para comprar roupa (M.V.) e outro para, ao fim de um ano, poder comprar a tenda de circo (B.L.).
Elas tornaram-se migas e a cigarra ensinou a formiga a cantar (R.S.) e a tocar viola (T.A.) e depois elas  tocaram e cantaram e os outros animais foram ver (J.L.).
Com o dinheiro que ganharam, conseguiram poupar dinheiro para realizar o sonho da cigarra (T.A.).
Vitória, vitória…
… acabou-se a história!

1 comentário: