sexta-feira, 16 de outubro de 2015

A Matemática


Lentamente e sem grandes pressões a matemática vai instalando-se na nossa vida quotidiana, a brincar: estivemos a explorar os blocos lógicos e o geoplano.
Os blocos lógicos permitem que a criança identifique as figuras geométricas, caracterize as formas geométricas de acordo com os seus atributos: cor, forma e tamanho. Possibilita a comparação e semelhanças entre as peças e a oportunidade de construir objetos do quotidiano.
Começámos por explorar os blocos lógicos quando nos reunimos em grande grupo, de modo, a que cada um pudesse construir um objeto a partir dos blocos.

Seguidamente fizeram o mesmo exercício, mas desta vez tiveram de colorir, recortar e colar os blocos lógicos numa folha de papel, onde puderam construir um objeto a gosto.

O geoplano constitui-se por uma placa marcada com uma malha quadriculada ou pontilhada. Em cada vértice dos quadrados formados fixa-se um prego, onde se prenderão os elásticos, usados para "desenhar" sobre o geoplano. Podem-se criar geoplanos de vários tamanhos. A função do geoplano é ajudar a criança na observação das formas geométricas e nos desenhos que fará através da observação.

Depois do grupo ter tido contato com o geoplano, partimos para uma atividade mais lúdica e que pudesse ser realizada com o corpo: pegámos num pedaço de trapilho, organizámos grupos de quatro meninos e cada grupo geriu e decidiu que forma geométrica fazer. A diversão foi muita!

Seguidamente, cada menino elaborou o seu próprio geoplano numa folha de papel.


Banda sonora: com o Dia da Música, o grupo ficou fan de fado, andamos a conhecer Amália Rodrigues e Ana Moura.

2 comentários:

  1. Mas que grupinho simpático... Eu tive que começar a ouvir fado lá em casa :)

    ResponderEliminar
  2. Preparem-se para o heavy metal! :)))))))))

    ResponderEliminar