Lentamente
e sem grandes pressões a matemática vai instalando-se na nossa vida quotidiana,
a brincar: estivemos a explorar os blocos lógicos e o geoplano.
Os
blocos lógicos permitem que a criança identifique as figuras geométricas, caracterize
as formas geométricas de acordo com os seus atributos: cor, forma e tamanho.
Possibilita a comparação e semelhanças entre as peças e a oportunidade de
construir objetos do quotidiano.
Começámos
por explorar os blocos lógicos quando nos reunimos em grande grupo, de modo, a
que cada um pudesse construir um objeto a partir dos blocos.
Seguidamente
fizeram o mesmo exercício, mas desta vez tiveram de colorir, recortar e colar
os blocos lógicos numa folha de papel, onde puderam construir um objeto a
gosto.
O geoplano constitui-se por uma placa
marcada com uma malha quadriculada ou pontilhada. Em cada vértice dos quadrados
formados fixa-se um prego, onde se prenderão os elásticos, usados para
"desenhar" sobre o geoplano. Podem-se criar geoplanos de vários
tamanhos. A função do geoplano é ajudar a criança na observação das formas
geométricas e nos desenhos que fará através da observação.
Depois
do grupo ter tido contato com o geoplano, partimos para uma atividade mais
lúdica e que pudesse ser realizada com o corpo: pegámos num pedaço de trapilho,
organizámos grupos de quatro meninos e cada grupo geriu e decidiu que forma
geométrica fazer. A diversão foi muita!
Seguidamente,
cada menino elaborou o seu próprio geoplano numa folha de papel.
Banda sonora:
com o Dia da Música, o grupo ficou fan de fado, andamos a conhecer Amália
Rodrigues e Ana Moura.
Mas que grupinho simpático... Eu tive que começar a ouvir fado lá em casa :)
ResponderEliminarPreparem-se para o heavy metal! :)))))))))
ResponderEliminar