quarta-feira, 8 de novembro de 2017

“Descobrindo Portugal”

Continuamos na nossa viagem Descobrindo Portugal e, desta vez para o Gerês (Matilde).
Descobrimos que no Gerês, no Parque Nacional da Peneda Gerês, é o único sítio do nosso país onde ainda existem Lobos (André), chamam-se Lobos Ibéricos (Alexandre) ou Lobo Cinzento (António). É uma espécie que se encontra em vias de extinção (Martim), porque muitos têm sido caçados (Tiago e Raquel), apanhados pelos caçadores (Duarte). Estes lobos alimentam-se de outros animais (Violeta), animais grandes (Joana R.) como o porco (Afonso) as ovelhas (Tomás M.).
Enquanto visitávamos a Peneda do Gerês, fizemos uma paragem para comer uns bolinhos que a Bárbara e a mãe fizeram para nós, chamavam-se “dedos de bruxa”…
…Ummm estavam deliciosos! Obrigada às duas.
Despois de mais uma descoberta, sobre a região do Minho, fizemos o desenho do Lobo Ibérico
As tradições
Por acreditarmos que as tradições têm como objetivo a transmissão de determinados conhecimentos e valores de uma geração para outra, permitindo que conceitos e vivências possam perpetuar-se através dos séculos. Assim, comemoramos o Dia do Pão por Deus na nossa instituição, dando continuidade à nossa herança cultural.
Na manhã de 5ªfeira, lá fomos nós todos de saco na mão pedir o Pão por Deus pela nossa quinta e, nem o mau tempo nos condicionou, vestimos as nossas capas e lá fomos nós… 
Durante esta semana tivemos uma semana muito docinha! Recebemos um bolo do dia das bruxas feito pela avó do Rodrigo e umas broas dos santos, feitas pela mãe da Leonor. Muito obrigada, estavam uma delícia! 
Projeto Pais “As minha memórias de infância”
Já tivemos a primeira apresentação do projeto dos pais com a participação da mãe da Carlota A. e da Matilde.
Veio-nos contar que quando era pequena (Joana V.) costumava ir de férias para casa dos avós (Raquel) no Alentejo (António) ao pé de Portalegre (Bárbara).
E contou-nos que gostava de ir ver as vacas (Alexandre), as ovelhas (Salvador),os porcos (Martim) e que gostava de ajudar a apanhar palha e ervas para os animais comerem (Santiago). No verão andava de bicicleta (Tiago), gostava de comer gelados (Daniela), ía para a piscina (Tomás S.) andava de baloiço da árvore (Tomás M.) e ajudava o avô na horta (Leonor).
Quando chegava o frio, ajudava também a apanhar a azeitona (António e Raquel) e as nozes (Matilde) e depois ia para casa para ao pé da lareira (Rodrigo) e ajudava a avó a fazer broas e bolos (Sebastian).
Terminámos a manhã a fazer broas do Alentejo com a Mãe Susana.

Obrigada por ter partilhado connosco as suas vivências. JJJJ 

Sem comentários:

Enviar um comentário