quinta-feira, 9 de novembro de 2017

No Douro e o Pão por Deus”


“Andamos a descobrir Portugal”(R.S.); “…e fomos ao Douro”(M.M.); “fica por baixo do Minho”(M.V.).

“Gostei de fazer o barco Rabelo” (S.R.); “os barcos Rabelos andavam no rio” (M.V.); “…no rio Douro”(G.S.); “os barcos Rabelos traziam as pipas com o vinho”(T.P.); “o vinho do Porto” (M.B.); “os barcos Rabelos passavam por muitas pontes do rio Douro”(M.B.); “eu gostei de fazer o barco Rabelo a passear no rio”(P.P.).


“Eu trouxe as cavacas de Resende, foi avó Lourdes que fez porque ela nasceu em Resende e a tia Ana também”(A.P.); “era bolos doces”(H.P.); “a avó tem a receita”(A.P.); “era muito bom, gostámos de comer os bolinhos”(B.S.).

“A Andrea também trouxe os cestinhos de ir apanhar as uvas do douro”(A.M.), “para depois irem fazerem a vindima e fazer o vinho”(A.R.); “também trouxe o alguidar de barro preto”(B.S.); “e a panela de 3 pés, para fazer a sopa ao lume no chão”(L.G.); “eu também trouxe a bilha da água de barro preto”(A.P.).
“No Douro há muitas uvas para fazer o vinho”(B.J.), “no Douro também há muita chuva”(T.P.).

“Aprendemos a dançar, a dança do Douro”(G.S.), “…a Chula”(G.R.); “fizemos a roda, com os pares”(G.S.S.), “batemos as palmas”(L.G.); “…para dentro e para fora”(A.R.); “e depois era assim com os braços no ar”(M.B.). “Eu gostei de tocar o instrumento o Douro, o tambor”(R.S.).
“Eu trouxe o queijo da terra da mãe do Douro (Penafiel)”(L.S.); “gostei de comer o queijo”(S.R.); “comemos o queijo nas tostas e estava com bom aspeto”(M.B.); “adorámos comer o queijo, era uma delícia”(G.S.)
“Pão por Deus”


Em algumas zonas do nosso Portugal, é tradição no dia 1 de Novembro, as crianças saírem à rua para pedir o “Pão por Deus”. Vão de porta em porta com os seus saquinhos de pano a cantarolar a lenga-lenga: “Pão por Deus, pão por deus, saco cheio, vamos com Deus" e recebem pão, broas, bolos, romãs, frutos secos, castanhas e guloseimas. Também aqui na escola quisemos continuar com esta tradição e todos os grupos de crianças foram pedir o “Pão por Deus” convivendo e partilhando esta tradição com toda a comunidade educativa e não só, à tarde também fomos ao Centro de Dia, levar e pedir o “Pão por Deus” aos avozinhos.


1 comentário:

  1. Como sempre, uma óptima iniciativa desta maravilhosa Equipa para estas crianças, que tanto Vos devem.
    Muito Obrigado,
    Os pais,
    Paula Cristina Silva
    E Bruno Silva.

    ResponderEliminar