Entre as histórias “O Ouriço com vergonha”, “o Elefante com o coração na Lua” ou “O Monstro das Cores” e entre jogos, classificações, conjuntos de raciocínio lógico matemático, a semana passou num instante, contando também que aproveitámos bem os espaços de exterior com as maravilhas da natureza da nossa Quinta.
“O
importante é criar espaço e tempo para a literatura infantil, criar diferentes
oportunidades incluindo histórias lidas em prosa ou verso, contadas sem apoio
de livro ou dramatizadas no quotidiano da educação infantil, para as crianças
se relacionarem, desenvolverem uma relação saudável com as suas vivências e
consigo mesmas, escutarem os outros e se fazerem ouvir, além de adquirirem
conhecimentos através da curiosidade e da linguagem, tanto quanto através da
vontade de comunicar”. IN Cadernos de
Educação de Infância nº96.
“As
crianças realizam intuitivamente classificações, começam a ser capazes de
organizar objetos e acontecimentos considerando um atributo e, posteriormente,
vários atributos, de forma a estabelecer relações entre eles. Classificar
implica saber distinguir o que é diferente do que é igual ou semelhante, isto
é, ao classificar inclui-se um determinado elemento num conjunto, pela
igualdade, e exclui-se, pela diferença. IN
Orientações Curriculares para a Educação Pré Escolar.P.77
Já
andamos nos preparativos para o Natal, mas essas atividades ainda são segredo e
não podemos revelar.
Sem comentários:
Enviar um comentário