A semana passada fomos ver e ouvir uma história na floresta.
“As
histórias lidas ou contadas pelo/a educador/a, recontadas e inventadas pelas
crianças, de memória ou a partir de imagens, são um meio de abordar o texto
narrativo que, para além de outras formas de exploração, noutros domínios de
expressão, suscitam o desejo de aprender a ler. O gosto e interesse pelo livro
e pela palavra escrita iniciam-se na educação de infância.” In Orientações Curriculares para o Pré
Escolar. p.70.
Corremos
e brincámos na natureza, brincamos nas tendas dos índios, apanhámos paus e
folhas, conversamos e imaginamos brincadeiras com os amigos.
“O que estão todos ali a ver? O que se passa?
“Oh,
V. encontramos uma cobra”.
“Ai,
não pode ser…ah é uma minhoca”.
“Está
aqui, é muito grande…assim”. “É comprida e vai andar para ali…vai comer a
relvinha”. “Ela é muito castanha, como a terra…se calhar ela come a terra
também”. “Ela tem patas para andar?” Olha, olha, não mexas, não mexe com o pau,
senão magoas ela”. ”E ela está molhada aqui”.
Tantas
aprendizagens sobre este pequeno animal e tantas interações sociais entre
amigos.
Sem comentários:
Enviar um comentário