terça-feira, 21 de setembro de 2010

Eu gostava…

“Na sala dos crescidos eu gostava de aprender a conduzir, pôr a comida no forno e a ler e escrever…”
No meio de vários desejos das nossas crianças, agora que estão no grupo dos “grandes”, dou destaque a este desejo que mostra com facilidade o seu desejo de saber e aprender, o que transforma a intenção de levar a aprender numa coisa quase fácil. Depois de explicar que quase todos os seus desejos vão levar algum tempo a acontecer, esclarecendo a importância da segurança, fomos “desfiando” as características de um dos seus maiores desejos, a leitura e a escrita.
Juntos descobrimos que para escrever são precisos lápis, canetas, marcadores… que as letras têm nomes assim como nós, mas que cada uma tem um som diferente, assim como também nós nos podemos reconhecer pela voz. “As palavras são pequenas” e as “frases são compridas e separadas”… Com os “números fazemos contas” e as “palavras contam histórias”!
Desde sempre que a criança contacta com a linguagem e seus significados, valorizando um Mundo de brincadeira e descoberta à volta da palavra escrita, em que as letras são “desenhos pequeninos” que “dizem coisas”.
 

2 comentários:

  1. Muitos parabéns pela criação do blog... Já tinha saudades de "ler o diário escolar" da minha filha. É tão gratificante ver como está a crescer bem, de forma saudável e divertida. Continuação de bom trabalho! Um beijo Xl a todos

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns por esta iniciativa. Beijokas grandes para todos

    ResponderEliminar