quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Experiências e descobertas

DESCOBRIMOS O NOSSO CORPO
Desde os primeiros anos de vida, a criança inicia o processo pelo qual vai dando forma à sua identidade pessoal, aumentando gradualmente, nas suas actividades diárias, a sua segurança, autonomia, conhecimento e controle do seu próprio corpo. Com o objectivo da descoberta do “EU” realizámos na sala algumas actividades e jogos sensoriais que permitem à criança observar, identificar e nomear as partes do seu corpo.
Observação ao espelho

Contorno corpo de uma criança.



A ALIMENTAÇÃO “SABER COMER, DÁ SAÚDE E FAZ CRESCER”
O acto de comer, para além de satisfazer necessidades biológicas e energéticas inerentes ao bom funcionamento do nosso organismo, é também fonte de prazer, de socialização e de transmissão de cultura.
É preciso “saber comer”, ou seja, saber escolher os alimentos em quantidades adequadas às necessidades diárias, ao longo das diferentes fases da vida. Damos assim, neste mês em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação, início ao nosso tema anual. Começámos pela fruta e sua importância.
Passeámos pela Quinta e vimos as árvores de fruta.

Provámos alguns frutos do Outono. Experimentámos frutos diferentes como o dióspiro, maçã reineta, marmelo e romã. Aprendemos as características dos frutos: cor, sabor, tamanho, textura…Pintámos com as cores dos frutos.

Comemos refeições com muita fruta, ao almoço bebemos sumo de laranja e carne assada com ananás e kiwi. Como sobremesa comemos maçã reineta assada no forno e sala de frutas. Ao lanche comemos iogurte com pedaços de fruta e batido com polpa de fruta. Gostámos de tudo, só fizemos algumas caretas com a maçã reineta assada.
Ouvimos a história da “Lagartinha comilona” e vimos os meninos dos 5 anos a dramatizarem a lenga-lenga das vitaminas das frutas.

Sem comentários:

Enviar um comentário