terça-feira, 19 de outubro de 2010

Semana da Fruta

Fazem parte do grupo -FRUTA-, alimentos como: maça, pêra, banana, laranja, tangerina, kiwi, , morangos, uvas, cerejas, pêssego, ananás, melão, melancia, …

O grupo da fruta deverá contribuir para o dia alimentar com cerca de 20% da ingestão alimentar diária, isto é, devem ser ingeridas entre 3 a 5 peças de fruta diariamente. As frutas são boas fornecedoras de vitaminas, minerais, hidratos de carbono simples (frutose) e fibra solúvel.
São também fontes importantes de antioxidantes (licopeno, polifenóis,...), os quais têm um função importante na prevenção de vários tipos de cancro, envelhecimento celular, prevenção da acção de radicais livres e doenças cardiovasculares.


CONSUMO DE FRUTA DIÁRIO DAS CRIANÇAS QUE FREQUENTAM A QUINTA

1.      A maioria das crianças (98%) não tem por hábito comer fruta ao pequeno-almoço, apenas uma minoria o faz (2%).
2.      A maior parte das crianças (52%) comem em média 2 peças de fruta por dia, 28% das crianças comem 3 peças de fruta e 8% mais de 3. 36% das crianças comem entre 3 a 5 peças de fruta diariamente J
3.      120 crianças (de um total de 166) escolhe comer fruta entre refeições J
 

  DICAS PARA AUMENTAR O CONSUMO DE FRUTA


 "Faz como eu faço, não faças o que eu digo”.
Para que a que a criança consuma frutas, devem os pais e familiares comer estes alimentos frequentemente, para que a criança observe e imite, tornando-se num hábito alimentar.

  A fruta pode ser dada a todas as refeições: pequeno-almoço, meio da manhã, lanche, sobremesa do almoço e jantar

  Proporcionar variedade

  Ter sempre estes alimentos disponíveis e acessíveis para serem ingeridos.

Sem comentários:

Enviar um comentário