quarta-feira, 30 de março de 2011

“Arco-íris das contas”



O material Cuisenaire tem mais de 50 anos de utilização em todo o mundo.
Foi criado pelo professor belga Georges Cuisenaire Hottelet, que ao se impressionar com um aluno que estava desesperado na sua aula, decidiu criar um material que o ajudasse no ensino dos conceitos básicos de Matemática (adição, subtração multiplicação,divisão, frações, etc…).
Então cortou algumas réguas de madeira em 10 tamanhos diferentes e pintou cada peça de uma cor; e foi assim que surgiu a Escala de Cuisinaire.
Só 13 anos mais tarde é que o professor ficou conhecido fora do seu país, quando o educador egípcio Caleb Gattegno, radicado na Inglaterra e famoso pelas suas pesquisas em Educação Infantil, encantou-se ao ver o material, e disse “esse homem mostra técnicas às crianças que são um milagre para a educação” já que a manipulação das barras ajuda a desenvolver o raciocinio, e permite que a criança de uma forma natural  faça cálculos mentais que de outra forma teria mais dificuldades.
São muitos os exercicios que se pode aplicar com este material, e grande parte deles é atravéz do jogo, aqui ficam algumas fotos de como se pode aprender brincando.



Sem comentários:

Enviar um comentário