terça-feira, 31 de maio de 2011

Descobrindo…um livro

Apareceu-nos na sala um livro, não um livro qualquer…este é mágico.
Ora temos que tocar com o nosso dedo no círculo, ou soprar, sacudir o livro, bater palmas…e os círculos desaparecem, voltam a aparecer, ficam grandes depois pequenos, vão para cima depois para baixo, ou ficam com outras cores, etc.
Com este livro trabalhámos todas as áreas de desenvolvimento.
Área de Formação Pessoal e Social – Nesta actividade de grande grupo, “está presente o processo de aprendizagem das crianças em interacção social”1
Área de Conhecimento do Mundo – Ao realizarem esta actividade, as crianças tiveram “oportunidades de contactar com novas situações de descoberta e exploração” 1
Área de Expressão e Comunicação – Desde a linguagem oral e escrita, à matemática (cores, contar, conceito número, sequências, correspondências…) passando pelo domínio das expressões plástica, musical, dramática, motora houve de tudo um pouco. “Ao favorecer o contacto com várias formas de expressão e comunicação…permite proporcionar à criança situações de aprendizagem diversificadas…”1

Mas o melhor de tudo foi mesmo a diversão e prazer que tivemos ao explorar o livro e quando ele aparecia outra vez, era uma festa e uma alegria, é assim que vamos aprendendo tantas coisas.
As cores, contar e correspondência.
A sequência.
Para onde foram? Fugiram todos para este lado!
Expressão plástica, o círculo, formas geométricas



1 - in Orientações Curriculares para a Educação Pré – Escolar.

Sem comentários:

Enviar um comentário