Fazer o registo escrito do que as crianças dizem apela à memória, organiza o pensamento e ajuda a sintetizar as ideias . É também a forma como começam a estabelecer relações funcionais entre a escrita e a comunicação.
Uma história para explorar o “Corpo em Movimento”
“A mãe da Leonor Cruz (Marta C.) e o pai vieram contar a história da Princesa (Leonor Cruz). A princesa estava triste porque não tinha amigos (Irina).
A princesa foi procurar amigos (Marta C.). Foi fazer uma viagem de comboio (Leonor Cruz) e encontrou a girafa (Mariana), o tigre (Alexandra), o leão (Irina), os gatos (Marta C.), o panda (Leonor M.), o rato (Mariana), o macaco (Leonor Carmo), o urso (Marta M.), o cão (Glória), a zebra (Leonor Carmo), o porco (Leonor Cruz), a vaca (Afonso), o coelho (Matilde Cruz), o elefante (Leonor L.) e depois foram todos brincar (Matilde Castro)”.
Matemática e o “Corpo em Movimento”
Noções espaciais (dentro, em cima, por baixo), noções de quantidade (cheio/vazio, muitos/poucos/alguns), a classificação dos objectos (bolas) por cores, a noção de conjunto, a noção de pertence/não pertence foram algumas das situações abordadas nesta actividade:
“A Xana e a mãe da Xana(Matilde Castro) vieram fazer um jogo (Marta C.). A mãe da Xana é a Susana; ela trouxe bolas (Marta C.). As bolas eram azuis (Marta C. e Matilde Castro), amarelas (Afonso), vermelhas (Matilde Castro), roxas (Irina), laranjas (Leonor Cruz) e verdes (Afonso e Alexandra).
As bolas estavam dentro de um alguidar (Marta C. e Matilde Castro), e estava cheio (Madalena). A mãe Susana trouxe muitas bolas (Alexandra)!
Os meninos iam buscar uma bola (Matilde Castro) e passavam dentro do túnel (Leonor Carmo) e punham a bola dentro do sitio das bolas(Irina), no saco (Alexandra) e depois passávamos por cima da mesa (Matilde Castro) e por baixo (Marta C.)”.
Sem comentários:
Enviar um comentário