terça-feira, 22 de novembro de 2011

Participação dos pais

Fazer o registo escrito do que as crianças dizem  apela à memória, organiza o pensamento e ajuda a sintetizar as ideias . É também a forma como começam a estabelecer relações funcionais entre a escrita e a comunicação.

Uma história para explorar o “Corpo em Movimento”

“A mãe da Leonor Cruz (Marta C.) e  o pai  vieram contar a história da Princesa (Leonor  Cruz). A princesa estava triste porque  não tinha amigos (Irina).
A princesa foi procurar amigos (Marta C.). Foi fazer uma viagem de comboio (Leonor  Cruz) e encontrou a girafa (Mariana), o tigre (Alexandra), o leão (Irina), os gatos (Marta C.), o panda (Leonor M.), o rato (Mariana), o macaco (Leonor Carmo), o urso (Marta M.), o cão (Glória), a zebra (Leonor Carmo), o porco (Leonor Cruz), a vaca (Afonso), o coelho (Matilde Cruz), o elefante (Leonor L.) e depois  foram todos brincar (Matilde Castro)”.

Matemática e o “Corpo em Movimento”

Noções espaciais (dentro, em cima, por baixo), noções de quantidade (cheio/vazio, muitos/poucos/alguns), a classificação dos objectos (bolas) por cores, a noção de conjunto, a noção de pertence/não pertence foram algumas das situações abordadas nesta actividade:

“A Xana e a mãe da Xana(Matilde Castro) vieram fazer um jogo (Marta C.). A mãe da Xana é a Susana; ela trouxe bolas (Marta C.). As bolas eram azuis (Marta C. e Matilde Castro), amarelas (Afonso), vermelhas (Matilde Castro), roxas (Irina), laranjas (Leonor Cruz) e verdes (Afonso e Alexandra).
As bolas estavam dentro de um alguidar (Marta C. e Matilde Castro), e estava cheio (Madalena). A mãe Susana trouxe muitas bolas (Alexandra)!
Os meninos iam buscar uma bola (Matilde Castro) e passavam dentro do túnel  (Leonor Carmo) e punham a bola dentro do sitio das bolas(Irina), no saco (Alexandra) e depois passávamos por cima da mesa (Matilde Castro) e por baixo (Marta C.)”.


Sem comentários:

Enviar um comentário