Esta até nos ajudou a explorar os sentidos!
“Esquilos”
Os esquilos da floresta,
Têm jantar de festa,
Guinchinhos e muita manha,
Atrás de uma castanha.
São minhas ou são tuas?
Cheguei primeiro aqui,
Não gosto delas cruas…
Ficam todas para ti!
“A poesia é um meio privilegiado para despertar o amor pela língua materna. A rima, o ritmo e a sonoridade, permitem uma descoberta progressiva das potencialidades da linguagem escrita. Essa descoberta, tão decisiva para a formação do indivíduo, adquire assim um carácter lúdico. Brincar com os sons, descobrir novas ressonâncias, ouvir e ler pequenas histórias em verso, memorizar os poemas preferidos, desvendar imagens e sentimentos contidos na palavra, são actividades de adesão imediata que podem e devem ser introduzidas no universo infantil antes da alfabetização, pois constituem uma excelente forma de preparação para aprendizagem da leitura e da escrita" (in Brochura do Plano Nacional de Leitura)
A poesia dos “Esquilos”, serviu de ponto de partida para esta actividade deliciosa que despertou os sentidos!
Que bela cor castanha, que suave ao toque, que cheirinho e é tão saboroso! CHOCOTINTA! Os nossos pequenos amigos adoraram! Ora espreitem...
Hum? O que será? Mesmo ao agitar, pouco barulho podemos escutar!
E é tão suave ao tocar. E o perfume docinho que se sente no ar?! Já estão curiosos?
Acabámos por água lhe juntar e com a CHOCOTINTA o Esquilo pintar.
Mas o que mais gostámos foi que a CHOCOTINTA também saboreámos!
Sem comentários:
Enviar um comentário