… o olfacto
O olfacto “mostra-nos” o mundo por outra perspectiva, embora ainda não seja claro para nós que quase tudo tem cheiro, vivemos com ele, como parte da nossa vida. Quando chegamos à creche “trazemos um bocadinho” da nossa casa e família, com a nossa fralda, Dudu… O que nos ajuda quando estamos mais agitados, impacientes, com sono… Chama-se objecto de transição e o seu principal papel é o de nos acalmar e confortar, trazendo a nossa casa e a nossa família para mais perto de nós.
No outro dia, apanhámos um limão no jardim: vimos, tocámos, provámos e cheirámos. Cheirava a limão! Pode parecer uma coisa comum, mas não é, especialmente para quem começa a descobrir os cheiros do Mundo…
…a audição
Os nossos ouvidos trazem até nós bonitas canções, “conversas” com os amigos, os sons da natureza, o som do avião, melodias ou barafundas dos objectos, quer sejam eles instrumentos ou não…
Com isto, podemos dizer que não são só os nossos olhos que nos mostram o que se passa, também pelos ouvidos conseguimos “ver”…
… o tacto
Sim, vemos com as mãos!!
Tudo o que vemos tem que ser tocado, para que possamos compreender melhor. Somos muito curiosos e o tacto mostra-nos muitas características dos objectos, se é frio, quente, áspero, macio…
A primeira tentação é mexer em tudo, mas diz o nosso quinto sentido de que falamos, o tacto, que há coisas onde não devemos voltar a mexer!
(mas que ideia esta dos ouriços das castanhas…)
Somos muito completos, e é muito bom dispormos de todo este “equipamento” que nos permite conhecer e absorver o mundo.
como é saudável ve-los crescer !!!! beijinhos a todos...
ResponderEliminar... e como passa rápido!
EliminarBeijinhos.