No passado dia 5 de Março, os pais da Íris vieram à nossa sala (Carlota). Trouxeram-nos uns chapéus especiais (Tiago) de pasteleiros (Íris), um para cada um (Francisco P.).
Depois de pormos os chapéus fomos lavar as mãos (Carolina) para podermos ajudar o pai João (Catarina) a fazer bolos e pão (Salvador). O pai João é pasteleiro (Íris).
O Pai da Íris amassou o pão (Bárbara), depois nós fizemos umas bolinhas (Joana) e ficaram tapadas com um saco de plástico (Afonso) para crescerem (Filipa). O pão tinha uma farinha de sementes (Martim) e por cima também (Daniel).
Depois, o pai João trouxe uma massa já feita (Íris), para nós podermos fazer bolachas (Leonor Sam.) e nós cortámos com formas especiais (Leonor Sá), com forma de coração (Carolina), com forma de Mickey (Martim), com forma de estrela (Santiago), com forma de flor (Tiago), com forma de menino (Sebastião) e ficaram muito giras (Tomás)! Logo de seguida, tivemos de pintar as bolachas (Pedro) com ovo (Carolina) e, por cima pusemos bocadinhos de amêndoa ralada (Leonor Sá).
Quando as bolachinhas estavam boas para sair do forno o pai João polvilhava-as com açúcar em pó por cima. As nossas bolachinhas ficaram lindas e deliciosas!
Muito obrigada mais uma vez aos pais que vão tornando possível a realização deste projecto, que é de todos, mas que em especial é para os vossos filhotes!
Aproveitamos para dizer aos pais que ainda não se inscreveram nesta actividade que o façam, pois as nossas crianças estão ansiosas vos ter na nossa sala/escola!
Continuando a explorar os 5 sentidos - Semana do Olfacto
Lá fomos nós à descoberta de mais um sentido … o olfacto!
Lá fomos nós à descoberta de mais um sentido … o olfacto!
Para descobrir e interiorizar melhor mais um sentido, fizemos então o jogo “Cheira e, descobre o que é!” e, de olhos vendados lá fomos cheirando e tentando adivinhar o que seria.
Cheirámos laranja, limão, café e chocolate em pó e tablete. Tivemos mais dificuldade em identificar o café e o limão.
Todos gostámos de cheirar o chocolate, até porque no fim comemos um bocadinho!
Desde então, temos andado muito mais despertos aos cheiros!
Noutro dia ouvimos uma história do livro “Livro com cheiro a morango” (Leonor Sá) e, foi muito engraçado, passamos a mão pelo livro e a mão ficou a cheirar a morango (Mariana R .), é um livro mágico (Dúnia).





Com tantas cozinhas boas, vamos ter de pedir ao Professor Rui uma aula extra de educação física!
ResponderEliminarE se a Enfermeira Filomena descobrir?
Será que fica zangada por não termos guardado para ela?
Mil beijinhos...