quinta-feira, 19 de abril de 2012

Estamos Tristes :(

As hortas da nossa quinta

Queremos relembrar a todos que, as nossas hortas têm um carácter pedagógico, pois através delas conseguimos explicar/mostrar/vivenciar com as crianças as várias etapas por que passa um alimento (legume, leguminosa, tubérculo) até ao dia que chega ao nosso prato.

Pretendemos que a criança adquira conhecimento sobre esta temática; aprenda como se faz uma plantação ou sementeira, constate que para as coisas crescerem temos  de “cuidar”,  ou seja,  cavar a terra para pôr a semente/planta, regar, ir apanhando as ervas que vão também crescendo no meio dos legumes … e assim manter a horta  bonita e ajeitada, e finalmente … colher, preparar ou cozinhar e COMER  e é na partilha destas tarefas que as  crianças  se sentem crescidas … se sentem responsáveis.

Esta é uma tarefa que se pressupõe ser um trabalho de equipa, entre crianças e adultos da sala bem como de pais. Este ano também tivemos a participação de pais do Jardim de Infância que se envolveram no projecto com a Enfermeira e, trouxeram sementes e plantas e também meteram mão à obra!

Com tudo isto, queremos dizer a todos que as hortas são das e para as nossas crianças e, tem sido muito desagradável chegarmos às hortas com as crianças e verificar que aquilo que andámos a fazer com tanto carinho e trabalho, já não está no local pois alguém se adiantou, apanhou e levou, sem sequer perguntar nada a ninguém, simplesmente serviu-se!

Agradecemos que por uma razão de respeito pelas nossas crianças, tais situações não se voltem a repetir.


1 comentário:

  1. Por muito que roubar para comer não seja pecado, estou em crer que devemos proporcionar uma aula de civismo para os mais crescidos que já se esqueceram.
    Como se já não bastassem as toupeiras e outros bicharocos para destruirem o trabalho de um jovem agricultor. Bom trabalho!

    ResponderEliminar