Numa sociedade em constante mudança, em que cada vez mais nos é exigido uma grande capacidade de adaptação às situações, torna-se fundamental estar em plena forma física, emocional e mental. Por isso é extremamente importante a adopção de um estilo de vida saudável, entre a prática de um exercício corporal e mental inteligente, uma alimentação adequada e uma forma de estar na vida mais positiva. Foi neste sentido que as nossas crianças experimentaram uma nova actividade física, Yoga. O Yoga é uma prática baseada exclusivamente em técnicas que ensinam, por exemplo, como respirar melhor, como relaxar, como nos concentrarmos e como trabalhar os músculos, articulações, etc. através de exercícios físicos extremamente harmoniosos mas ao mesmo tempo fortes, que respeitam o ritmo biológico do praticante.
As crianças aderiram muito bem e entre histórias e jogos aprenderam alguns exercícios principais do Yoga e passaram uma manhã muito relaxante.
Museu da Marioneta
Fomos ao Museu da Marioneta e na nossa 1ª visita sentimos que estamos a entrar num mundo mágico, cheio de histórias…O museu apresenta diferentes tipos de marioneta percorrendo a história desta forma de arte através dos vários países do Mundo, com especial relevo para a marioneta portuguesa. Realizámos um pequeno teatro de sombras chinesas e de fantoches, assistimos a um teatro de marionetas de fio e vimos máscaras de madeira e tecido, vários fantoches e “dedoches”.
Aniversário da nossa “Quinta”
Na festa do 37º aniversário da nossa “Quinta”, a animação foi muita e andámos todos em grande movimento, entre atuações de educação física, a aula de Hip Hop para pais e filhos, o corta-mato, o hastear da nossa bandeira da Eco Escola, a quermesse, a feira do livro, a exposição sobre os livros da escritora Margarida Botelho e o lanche não faltou boa disposição e até o S. Pedro nos ajudou.
Na 6ª feira tivemos o encontro com a escritora e ilustradora Margarida Botelho para os meninos do ATL e os meninos dos 5 anos, que nos trouxe a história da “Eva” que deliciou miúdos e graúdos, afinal no mundo das histórias todos nós nos deixamos levar…os livros infantis fazem sonhar. E aproveitando lembro que o dia internacional do livro infantil foi no dia 2 de Abril.
O momento de leitura pode-se tornar num momento de relação e proximidade entre pais e filhos que poderão partilhar sonhos e afetos. Hoje e sempre, é preciso criar espaços de leitura em casa e fazer dos livros os nossos companheiros de aventuras e imaginação!
“As histórias lidas ou contadas pelo educador, recontadas e inventadas pelas crianças, de memória ou a partir de imagens, são um meio de abordar o texto narrativo que, para além de outras formas de exploração, suscitam o desejo de aprender a ler” in Orientações Curriculares para o Pré-Escolar.
Na sala ouvimos a história da “Eva”, realizámos um painel coletivo e aqui fica o registo da história recontada pelas crianças:
“É a história da Eva” – S. V.
“São 2 Evas” – M. M.
“Foi uma senhora que escreveu esta história” – D. A.
“É a Margarida “Paubento” – X. C.
“Margarida Botelha” – L. M. e M. M.
“Não! Margarida Botelho” – D. C.
“E ela também fez os desenhos”- B. M.
“…é ilustradora” – L. M.
“Uma Eva estava a tomar banho” – D. A.
“…na banheira com muita água” – D. C.
“A outra menina Eva “tava” a buscar água ao poço” – X. C.
“…para tomar banho” – B. M.
“E depois foram para a escola” – H. S.
“E só tinham um livro” – D. C.
“…para os meninos todos” – J. P.
“E estavam sentados no chão” – M. T.
“A outra Eva era diferente” – D. A.
“Tinha livros para todos os meninos” – D. C.
“E estavam sentados nas cadeiras e tinham mesas” – L. M.
“Depois da escola foram almoçar” – B. M.
“…e foram comer a comida” – L. M.
“A mãe fazia o comer no chão e os meninos comiam lá fora na rua” – X. C.
“A panela estava no chão ao fogo” – S. V.
“Porque eles não tinham fogão” – M. R.
“A outra menina comia na mesa e tinha cadeiras” – H. S.
“O almoço já estava feito” – M. M.
“E ela foi aquecer no micro-ondas” – D. C.
“Depois de comer os meninos foram fazer uma bicicleta porque eles não tinham” – B. M.
“Eles fizeram com os “pacotes de coca-cola” e sumos – X. C.
“…e com garrafas de plástico” – S. V.
“…e arame” – B. M.
“A outra menina foi comprar a bicicleta à loja das bicicletas” – L. M.
“E tinha lá muitas coisas para comprar” – B. M.
“…e comida” – M. M.
“Depois a Eva e os amigos dela subiram à árvore” – D. A.
“…foram comer as mangas” – M. M.
“A manga é uma fruta” – S. V.
“Eles subiram lá acima da árvore e apanharam a fruta” – M. M.
“A outra menina Eva estava na janela” – M. R.
“…a ver a árvore” – M. T.
“Porque não podia ir sozinha à rua ver a árvore” – L. M.
“Uma menina não tinha histórias ” – B. M.
“…nem livros” – J. P.
“Foi o avô que contou a história” – D. C.
“Os meninos estavam em círculo” – T. S.
“…e no chão” – I. M.
“A outra Eva via as histórias nos computadores” – L. M.
“Era diferente porque uma era de Portugal e a outra não era e não tinha nada” – X. C.
“Uma tinha o cabelo aos caracóis e a outra não” – D. C.
“E porque uma tinha casa e outra não” – B. M.
“A menina não conseguia brincar” – H. S.
“Porque não tinha brinquedos” – L. M.
“Mas eles foram fazer uma bicicleta” – M. M.
“Para brincarem todos” – M. R.
“Era para todos os meninos andarem” – M.M.
“Um de cada vez” – B.M.
“E assim eles ficaram contentes” – M.M.
Sem comentários:
Enviar um comentário