quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Expressão Musical

“A expressão musical assenta num trabalho de exploração de sons e ritmos, que a criança produz e explora espontaneamente e que vai aprendendo a identificar e a produzir.” in Orientações Curriculares para a Educação Pré - Escolar.
Esta semana não podia ter sido mais musical, começámos por uma atividade dos pais, que nos veio contar a história de Johann Strauss que nasceu em Viena de Áustria e que compôs inúmeras obras como o “Danúbio Azul”. Aprendemos a dançar a valsa ao som do “Danúbio Azul”, marchámos ao som da “Marche Radetzky” e brincámos ao esconde esconde ao som de “Trisch-Tratsh-Polka”.
 A partir da história “Os músicos de Bremen” e dos animais (o burro, o cão, o gato e o galo) que gostavam de música também nós fomos experimentar tocar vários instrumentos de percussão como os tamborins, ferrinhos, maracas, pandeiretas, caixas chinesas e claves, ou seja “Os músicos da Quinta da Boa Vista”.

“A expressão musical está intimamente relacionada com a educação musical que se desenvolve, na educação pré-escolar, em torno de 5 eixos fundamentais: escutar, cantar, dançar, tocar e criar”. in Orientações Curriculares para a Educação Pré - Escolar.
Conseguimos fazer um pouco de tudo isto: ouvimos música de Strauss, cantámos quando utilizámos os instrumentos, dançámos a valsa e a marcha de Strauss, tocámos instrumentos de percussão depois de ouvirmos a história “Os músicos de Bremen” e criámos ao experimentarmos os instrumentos.
Ainda aprendemos como de uma lata de conserva se pode fazer um instrumento, um dos meninos trouxe para a sala um instrumento que se chama “Kalinba” e veio de África.

Sem comentários:

Enviar um comentário