quarta-feira, 17 de abril de 2013

Com agulha e trapilho também se fazem histórias


Fomos tentar descobrir a origem desta arte tão antiga que é o crochet. Assim descobrimos que na irlanda as freiras Ursulinas começaram a ensinar  as mulheres e as crianças como fazer renda, com delicadíssimos fios de linho e algodão, como forma de geração de renda e minimizar  o sofrimento da guerra que o país estava a passar. Os trabalhos admiráveis e de grande valor artístico eram vendidos para o continente europeu e para a América.
Nasceu daí um estilo excelente do crochê conhecido hoje como crochê irlandês ou renda irlandesa.
Também descobrimos que o nome desta arte  é derivada da palavra francesa “crochet”, e  significa gancho.
Alguns acreditam que o crochê se originou na Arábia e se espalhou  para o leste chegando até o Tibete, seguindo também para o oeste em direção à Espanha,  por conta das rotas comerciais dos países árabes rumo aos países do Mediterrâneo.
Há também a teoria de que teria a sua origem na América do Sul onde uma tribo primitiva usava adornos de crochê em rituais de passagem para a fase adulta.
A China também aparece como um dos prováveis locais de origem  do crochê já que foram descobertas em sítios arqueológicos  bonecas tecidas de maneira muito parecidas com o crochê que conhecemos hoje.
Após alguma pesquisa chegámos à conclusão que não há nenhuma evidência concreta da origem ou  idade desta arte.
Fomos experimentar e não é assim tão fácil mas é divertido depois de apanhar o jeito!
Beijinhos dos meninos e das meninas do 4ºAno da sala da Vera e da Teresa.






Sem comentários:

Enviar um comentário