quinta-feira, 2 de maio de 2013

Salas Heterogéneas… salas mistas :-)


 Existem diferentes factores que influenciam o modo próprio de funcionamento de um grupo, tais como as características individuais das crianças que o compõem, o maior ou menor número de crianças de cada sexo, a diversidade de idades, a dimensão do grupo, entre outros.
Contudo, a interacção entre crianças em momentos diferentes do desenvolvimento e com saberes diversos, é facilitadora do desenvolvimento e aprendizagem. Para tal, torna-se importante o trabalho em grupo e entre pares, tentando sempre que possível formá-los de acordo com as diferentes idades, onde os mais novos são ajudados pelos mais velhos, levando também a que estes se sintam assim, úteis e realizados.
Apesar da maior exigência que é feita ao educador, uma vez que é necessário reflectir e avaliar continuamente a criança, de modo a dar respostas de qualidade a todas as idades e apesar de alguma apreensão inicial por parte dos pais, as salas heterogéneas apresentam muitos aspectos positivos. Tais como:
- Aumentar o espírito de entreajuda e de solidariedade entre as crianças e desenvolver as competências sociais como a cooperação e respeito pelo outo;
- Fomentar nas crianças que já estão na sala um sentido de segurança e de realização, pois estas sentem-se mais responsáveis pelas mais novas e aumentam os seus sentimentos de competência;
- Facilitar a adaptação das crianças mais novas à sala e rotinas, que se sentem protegidas pelas mais velhas;
- Rentabilizar o momento de repouso dos mais novos para reforçar as aprendizagens das crianças mais velhas.
Nas salas mistas tentamos que todas as crianças saiam beneficiadas com o aproveitamento das características de todas as idades inseridas (3 – 5 anos).

Sem comentários:

Enviar um comentário