Existem diferentes factores que influenciam
o modo próprio de funcionamento de um grupo, tais como as características
individuais das crianças que o compõem, o maior ou menor número de crianças de
cada sexo, a diversidade de idades, a dimensão do grupo, entre outros.
Contudo, a interacção entre crianças em
momentos diferentes do desenvolvimento e com saberes diversos, é facilitadora
do desenvolvimento e aprendizagem. Para tal, torna-se importante o trabalho em
grupo e entre pares, tentando sempre que possível formá-los de acordo com as
diferentes idades, onde os mais novos são ajudados pelos mais velhos, levando
também a que estes se sintam assim, úteis e realizados.
Apesar da maior exigência que é feita ao
educador, uma vez que é necessário reflectir e avaliar continuamente a criança,
de modo a dar respostas de qualidade a todas as idades e apesar de alguma
apreensão inicial por parte dos pais, as salas heterogéneas apresentam muitos
aspectos positivos. Tais como:
- Aumentar o espírito de entreajuda e de solidariedade
entre as crianças e desenvolver as competências sociais como a cooperação e
respeito pelo outo;
- Fomentar nas crianças que já estão na
sala um sentido de segurança e de realização, pois estas sentem-se mais
responsáveis pelas mais novas e aumentam os seus sentimentos de competência;
- Facilitar a adaptação das crianças mais
novas à sala e rotinas, que se sentem protegidas pelas mais velhas;
- Rentabilizar o momento de repouso dos mais
novos para reforçar as aprendizagens das crianças mais velhas.
Nas salas mistas tentamos que todas as
crianças saiam beneficiadas com o aproveitamento das características de todas
as idades inseridas (3 – 5 anos).
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