“Se
observarmos uma criança durante uma atividade, constatamos que desde o momento
em que deixa uma marca com os seus dedos numa massa, ou pega num pincel, ou
rasga um bocado de papel, começa a aperfeiçoar a sua motricidade fina e cada
vez mais a vai ajustando à sua capacidade e necessidade de agir, explorar,
perceber, pensar e sentir. Sabemos também que as variadas experiências destes
primeiros anos atingem o seu ponto máximo de expressão através da linguagem
plástica” IN revista Educadores de
Infância. Texto “A Expressão Plástica na Creche”. p.12, 13.
Aqui
estamos nós numa atividade de pintura com pincel:
“Mediante
a exploração e a manipulação de diferentes materiais, a criança constrói as
primeiras representações: formas, cor, tamanho, espaço, tempo, etc. Expressa-se
e comunica por meio de múltiplas linguagens, e vai formando representações
mentais que lhe permitem a generalização de dados e informações, começando
desta maneira a sistematizar o aprendido”.
IN revista Educadores de Infância. Texto “A Expressão Plástica na Creche”.
p.12, 13.
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