quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Canção da “A formiguinha”

As canções a as rimas podem animar brincadeiras de forma a ajudar as crianças a descobrirem o seu próprio corpo, na e com a interação que vão estabelecendo com os adultos e com as outras crianças. Sendo que, é nesta descoberta que vão tomando consciência de si próprias.
Assim, esta semana estamos a aprender uma canção nova, a da formiguinha que vai subindo pelo corpo da criança, desde o pé até à cabeça apesar de a ir sempre sacudindo…




O desenvolvimento progressivo da linguagem vai surgindo através de uma forma lúdica, pela forma como contamos histórias e cantamos canções, como emitimos sons, pela entoação que damos às palavras e, pelos livros e imagens que vamos mostrando às nossas crianças.
Para iniciarmos a nossa manhã no tapete, iniciamos sempre esta rotina cantando a mesma canção “Com sapatos de veludo” que acalma a capta a atenção das crianças, tornando-as assim mais despertas para a história que se segue. Esta semana a história que mais impacto teve foi a história “Estavam 5 na caminha”


…recorremos ao apoio de bonecos/peluches para nos ajudarem a dramatizar e mimar a história e, que conseguiram captar a atenção das nossas crianças…


…foi uma história muito engraçada!

Desenho coletivo “o outono nas nossas mãos”
Por fim, para terminar a semana e, com o intuito de promover o desenvolvimento das capacidades motoras de forma espontânea, bem como estimular o prazer em participar em novas atividades e manuseando novos materiais, valorizando a interação entre as crianças, fizemos então o nosso desenho coletivo do outono…

Ficou mesmo giro!

Sem comentários:

Enviar um comentário