sábado, 22 de novembro de 2014

O S. Martinho

Somos pequeninos, mas nas tradições também fazemos questão de participar/comemorar. É sempre bom ter presente a importância de conviver e saber partilhar.

Neste dia de S. Martinho
Também castanhas nós fomos provar
Umas assadas e outras cozidas
Para a nossa manhã alegrar!

Para poder ficar registado esta época festiva, construímos um placard com castanhas decoradas com as nossas mãos. Promovendo e estimulando assim o autoconhecimento, a motricidade e as expressões.



O brincar é algo essencial para o desenvolvimento infantil
“O brincar cria a chamada zona de desenvolvimento proximal, impulsionando a criança para além do estádio de desenvolvimento que ela já atingiu. Ao brincar, a criança apresenta-se além do esperado para a sua idade e mais além do seu comportamento habitual. O brincar também liberta a criança das limitações do mundo real, permitindo que ela crie situações imaginárias”.
Vygotsky (1989) 

Brincar entre pares possui uma maior variedade de estratégias de improviso, envolve mais negociações e torna-se mais criativo (Sawyer, 1997).

Ao brincar com os pares, a criança aprende sobre a cultura em que vive, ao mesmo tempo em que traz novidades para a brincadeira, aprende a negociar e a partilhar objetos com as outras crianças.

Por incrível que pareça, os mais pequeninos que “ainda ontem” entraram na creche, hoje já se entretêm tão bem um com o outro, são os “companheiros do dia a dia”.
“O brincar é um meio de expressão da criança, no qual ela elabora os seus conflitos e demonstra os seus sentimentos, ansiedades, desejos e fantasias.”
Freud (1908)


È por tudo isto que valorizamos tanto o brincar com e para as nossas crianças!

Sem comentários:

Enviar um comentário