sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Expressão Dramática

E já que andamos pelas Áreas de conteúdos, nomeadamente pela Área das Expressões, hoje iremos destacar a área da expressão dramática.

“Consideram-se Áreas de Conteúdo como âmbitos de saber…com pertinência sociocultural, que incluem diferentes tipos de aprendizagem, não apenas conhecimentos, mas também atitudes e saber fazer.” In Orientações Curriculares para a educação Pré Escolar. Ministério da Educação.p.47.

“O domínio das Áreas das Expressões implica diversificar as situações e experiências de aprendizagem, de modo que a criança vá dominando e utilizando o seu corpo e contactando com diferentes materiais que poderá explorar, manipular e transformar de modo a tomar consciência de si própria na relação com os objetos.” In Orientações Curriculares para a educação Pré Escolar. Ministério da Educação.p.57.

Em relação à área da Expressão Dramática, na nossa sala têm sido desenvolvidas várias atividades, tais como o jogo simbólico na área da casa, com o faz de conta e reprodução de papéis sociais como ser o “pai” ou a ”mãe” ou recrear experiências do dia a dia como “falar ao telefone” ou “dar a papa ao bebé”.

Também em tempo de grande grupo, têm surgido atividades como o “mimar” e “dramatizar” canções e histórias, utilizando a mímica, os gestos, a linguagem verbal e não verbal.


“O domínio da expressão dramática deverá ainda ser trabalhado através da utilização de fantoches…que facilitam a expressão e comunicação através de “um outro”, servindo também de suporte para pequenos diálogos ou histórias.” In Orientações Curriculares para a educação Pré Escolar. Ministério da Educação.p.60.


Sem comentários:

Enviar um comentário