segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

"Todos no sofá”

Esta semana ouvimos a história “Todos no Sofá” de Luísa Ducla Soares e ilustração de Pedro Leitão, a qual gostámos muito, fomos aprendendo a lenga lenga, conversámos sobre as características dos animais, o som que emitem, contámos os animais…aprendemos muito.


“A leitura de histórias é uma atividade de extrema importância, não só por promover o desenvolvimento da linguagem, a aquisição de vocabulário, o desenvolvimento de mecanismos cognitivos envolvidos na seleção da informação e no acesso à compreensão, mas também porque potencia o desenvolvimento das conceptualizações sobre a linguagem escrita, a compreensão das estratégias de leitura e o desenvolvimento de atitudes positivas face à leitura e às atividades a ela ligadas.” In “À descoberta da escrita” de Lourdes Mata.
Também andámos às voltas com os jogos de encaixe…”põe aqui…vira para ali, volta a pôr e a tirar, volta a tentar…agora já dá! Assim, já aprendi!”. Pois, ao experimentar, ao explorar e manipular os objetos, por tentativa e erro, pela repetição e persistência, as crianças vão desenvolvendo o seu raciocínio lógico-matemático.



Fot

Sem comentários:

Enviar um comentário