As aprendizagens no domínio da matemática vão “acontecendo” à medida que
a criança se depara com situações-problema, fazendo descobertas sobre o mundo,
estabelecendo relações entre os objectos e refletindo sobre aquilo que a
rodeia.
Nos últimos tempos têm surgido diversas oportunidades para colocar em
prática estas mesmas descobertas.
Com o tangram, a propósito do tema da habitação, explorámos as formas
geométricas, noções espácio temporais, assim como a própria orientação
espacial. No final, e depois de algumas tentativas e debates (“esta é em
cima?”; “a minha está virada para baixo”; “é o triângulo grande ou o
pequeno?”:) lá resultou uma bonita casa.
A grafia dos algarismos, assim como as quantidades já fazem parte de
muitas das nossas conversas, jogos e brincadeiras.
Com o novo jogo que os amigos da sala dos 5 Anos nos emprestaram, temos
explorado para além das formas geométricas as suas áreas (“dois triângulos pequeninos
fazem um quadrado”; “aqui só cabe um círculo pequeno”)
Também com as construções de “casinhas” do Mickey exploramos diversas
noções matemáticas, ganhando também com as trocas sociais.
Sem comentários:
Enviar um comentário