sábado, 14 de março de 2015

Brincar com a matemática

As aprendizagens no domínio da matemática vão “acontecendo” à medida que a criança se depara com situações-problema, fazendo descobertas sobre o mundo, estabelecendo relações entre os objectos e refletindo sobre aquilo que a rodeia.
Nos últimos tempos têm surgido diversas oportunidades para colocar em prática estas mesmas descobertas.
Com o tangram, a propósito do tema da habitação, explorámos as formas geométricas, noções espácio temporais, assim como a própria orientação espacial. No final, e depois de algumas tentativas e debates (“esta é em cima?”; “a minha está virada para baixo”; “é o triângulo grande ou o pequeno?”:) lá resultou uma bonita casa.
A grafia dos algarismos, assim como as quantidades já fazem parte de muitas das nossas conversas, jogos e brincadeiras.
Com o novo jogo que os amigos da sala dos 5 Anos nos emprestaram, temos explorado para além das formas geométricas as suas áreas (“dois triângulos pequeninos fazem um quadrado”; “aqui só cabe um círculo pequeno”)

Também com as construções de “casinhas” do Mickey exploramos diversas noções matemáticas, ganhando também com as trocas sociais.





Sem comentários:

Enviar um comentário