“(…)As
crianças vão espontaneamente construindo noções matemáticas a partir de
vivências do dia a dia. O papel da matemática na estruturação do pensamento, as
suas funções na vida corrente e a sua importância para as aprendizagens
futuras, determina a atenção que lhe deve ser dada na educação pré-escolar,
cujo quotidiano oferece múltiplas possibilidades de aprendizagens matemáticas.
A
construção de noções matemáticas fundamenta-se na vivência do espaço e do
tempo, tendo como ponto de partida as actividades espontâneas e lúdicas da
criança.
É
a partir da consciência da sua posição e deslocação no espaço, bem como da
relação e manipulação de objectos que ocupam um espaço, que a criança pode
aprender o que está longe e perto, dentro, fora e entre, aberto e fechado, em
cima e em baixo.(…)
Também
os materiais de construção permitem uma manipulação dos objectos no espaço e
uma exploração das suas propriedades e relações em que assentam aprendizagens
matemáticas (…)”.
In, Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar, p.73
Sem comentários:
Enviar um comentário