quinta-feira, 7 de maio de 2015

Brincar com a matemática

“As crianças vão espontaneamente construindo noções matemáticas a partir das vivências do dia a dia.”

In, Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar, p.73


A criança constrói o conhecimento matemático pela necessidade de resolver os seus problemas.

De acordo com Piaget (1971) o desenvolvimento mental da criança antes dos seis anos é estimulado através de jogos e brincadeiras.

A matemática na infância é parte do universo cultural da criança que deve ser apreendida espontaneamente. É necessário que a criança seja submetida a situações de análise e sintaxe para construir significados que lhe possibilitem o acesso a novos conhecimentos.

É muito importante que a criança manipule os objetos para desenvolver o seu conhecimento espacial, lógico-matemático e físico. Através do lúdico a criança pode desenvolver algumas capacidades tais como a atenção, a memória, a imaginação, a concentração, a conservação, a seriação, a análise e síntese, a interpretação, a argumentação e a organização.

O conhecimento matemático deve ser construído à base de exploração e curiosidade. A criança ao brincar, fazendo construções com legos, blocos, ou outros materiais quer estruturado ou não, vai aprendendo a diferenciar, comparar, explorar, distinguir, representar e classificar. E, ao mesmo tempo está a aprender conceitos e a desenvolver capacidades.

Como referem Abrantes, Serrazina e Oliveira (ME, 1999, p.18) “todas as crianças devem desenvolver a sua própria capacidade de usar matemática para analisar e resolver situações problemáticas, para raciocinar e comunicar, assim como a auto-confiança necessária para fazê-lo”

● pôr a mesa



enfiamentos e contagem


explorar blocos lógicos



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