“As
crianças vão espontaneamente construindo noções matemáticas a partir das
vivências do dia a dia.”
In, Orientações Curriculares para a Educação
Pré-escolar, p.73
A criança constrói o conhecimento
matemático pela necessidade de resolver os seus problemas.
De acordo com Piaget (1971) o
desenvolvimento mental da criança antes dos seis anos é estimulado através de
jogos e brincadeiras.
A matemática na infância é parte do
universo cultural da criança que deve ser apreendida espontaneamente. É
necessário que a criança seja submetida a situações de análise e sintaxe para
construir significados que lhe possibilitem o acesso a novos conhecimentos.
É muito importante que a criança
manipule os objetos para desenvolver o seu conhecimento espacial,
lógico-matemático e físico. Através do lúdico a criança pode desenvolver
algumas capacidades tais como a atenção, a memória, a imaginação, a
concentração, a conservação, a seriação, a análise e síntese, a interpretação, a
argumentação e a organização.
O conhecimento matemático deve ser
construído à base de exploração e curiosidade. A criança ao brincar, fazendo
construções com legos, blocos, ou outros materiais quer estruturado ou não, vai
aprendendo a diferenciar, comparar, explorar, distinguir, representar e
classificar. E, ao mesmo tempo está a aprender conceitos e a desenvolver
capacidades.
Como referem Abrantes, Serrazina e
Oliveira (ME, 1999, p.18) “todas as
crianças devem desenvolver a sua própria capacidade de usar matemática para
analisar e resolver situações problemáticas, para raciocinar e comunicar, assim
como a auto-confiança necessária para fazê-lo”.
● pôr a
mesa
● enfiamentos e contagem
● explorar blocos lógicos
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